24/01/2020

O subsecretário de Meio Ambiente da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) do Estado, Eduardo Trani, participou nesta sexta-feira (24), do anúncio da criação do Hub Green Sampa – Centro de Inovação e Negócios Verdes. O projeto inaugurado pela Prefeitura de São Paulo, foi idealizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e será instalado na Praça Victor Civita, na região de Pinheiros, zona oeste da capital.

Durante o evento foi assinado o acordo de cooperação entre a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente e o Instituto Idemas, para a cessão da Praça e também o termo de parceria para uso do prédio do incinerador para a Ade Sampa.

“Esta região já é um hub do setor ambiental por estar ao lado da sede da Secretaria, da Sabesp e da Cetesb”, comentou o subsecretário de Meio Ambiente da SIMA representando o secretário Marcos Penido, Eduardo Trani.

Na área interna do prédio do incinerador, a Ade Sampa fará a transformação do local em uma incubadora e aceleradora de empresas inovadoras de tecnologias verdes.

“Nos próximos 10 anos serão criados 24 milhões de novos empregos no setor de economia verde em todo o mundo. É fundamental que a Prefeitura desenvolva políticas públicas para apoiar o desenvolvimento deste setor na capital, que tem a tecnologia e a inovação em seu DNA”, declara a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso. “O Green Sampa é um programa amplo que permeia diversas áreas. Queremos transformar São Paulo em um dos principais polos de negócios sustentáveis da América Latina, o que torna fundamental a instalação do Centro de Inovação em Negócios Verdes”, completa.

O térreo do prédio Hub Green Sampa será dedicado à recepção das empresas e a instalação do Laboratório de Inovação e Experimentação, além de espaço para eventos, ambiente de convivência, copa, administração e gestão do local.

“O espaço receberá também mentorias, palestras e encontros de conexão com outras startups, além de operar os programas de aceleração, acompanhamento de negócios e incubação”, destaca o presidente da Ade Sampa, Frederico Celentano.

Durante o evento, o Instituto Idemas apresentou a proposta de revitalização da praça, que conectado com a iniciativa privada e o poder público, procurará construir um novo conceito de uso do espaço público. “Estamos abrindo canais de comunicação para dialogar com a comunidade local e também com investidores para que juntos possamos implantar esse projeto”, explica a presidente do Instituto Idemas, Pricila Atienza.

O objetivo é que o local também conte com atividades socioambientais e culturais, guiadas por especialistas e curadores, além de uma infraestrutura mais moderna.

“São Paulo tem 107 parques e 48% de cobertura vegetal. Para que isso continue existindo precisamos de modelos como este, que tenha preservação, geração de emprego e qualidade de vida. Estamos melhorando espaços públicos para a população e é isso que o prefeito Bruno Covas tem nos pedido”, disse o chefe de gabinete da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, Eduardo Ravena.

A Praça Victor Civita foi inaugurada em 2008, no bairro de Pinheiros, trazendo para a cidade um espaço público de múltiplo uso, com arquitetura contemporânea e critérios inovadores de sustentabilidade. Um projeto viabilizado pela parceria entre o Grupo Abril, Itaú, Even e Petrobrás, a praça esteve ativa até 2014, atraindo mais de 200 mil pessoas por ano, mas em seguida foi gradualmente desativada.

“Essa praça foi um sonho do meu marido que agora terá um grande projeto a altura da sua memória. Contem comigo para buscar parceiros para que essa praça continue sendo um presente para São Paulo e o meio ambiente”, disse Maria Antônia Civita, viúva de Roberto Civita.

Green Sampa

O Green Sampa atua em quatro eixos: mapeamento de atores locais; acompanhamento e desenvolvimento de startups verdes com desafios de problemáticas da cidade; meetups para integração do setor e; qualificação no eixo da sustentabilidade.