
14/02/2020
A Área de Proteção Ambiental São Francisco Xavier (APA SFX) começa 2020 com uma ação inovadora: a APA nos Bairros. A atividade visa integrar a população do entorno da Unidade de Conservação (UC). Para isso, fará reuniões itinerantes em São Francisco Xavier, distrito de São José dos Campos, no Vale do Paraíba.
Os encontros mensais são realizados à noite e durante a semana, para estimular a participação da comunidade. A ideia é que devam ocorrer na varanda da casa de um morador, num centro comunitário, numa casa paroquial ou em outro local onde os cidadãos se identifiquem. As reuniões terão formato colaborativo, de forma que cada pessoa participe integralmente do processo.
Nesses encontros, a equipe da APA leva informações sobre o que é uma área protegida, seus objetivos, suas prioridades e legislação. Também é definido um tema, que varia conforme as demandas de cada local.
O primeiro encontro fora da UC ocorreu em janeiro e debateu o uso e ocupação do solo, assunto que impacta diretamente a unidade e seu entorno. “Os temas abordados sempre respeitam o Plano de Manejo, a proteção da fauna, conservação das águas dos rios”, explicou Paula Souza, analista ambiental da APA SFX.
Paula conta que já está colhendo os frutos deste primeiro encontro. “Já fomos procurados para esclarecer algumas questões. Queremos que esses encontros desfaçam a imagem atribuída à Fundação Florestal, de um órgão que fiscaliza e pune”, destacou Paula.