14/02/2020

Não é por falta de quintal ou sacada, que quem mora em apartamento não pode levar a beleza e a energia da natureza para os ambientes internos. Listamos quatro espécies nativas para fazer bonito no hall ou na sala de estar. Só vale lembrar que vasos cultivados dentro de casa não devem ter adubos animais, eles exalam odores e é melhor evitar. Confira as dicas.

 

 

Areca Bambú (Chrysalidocarpus lutescens) – Plantas colunares como a Areca Bambu são excelentes para ambientes com móveis espaçosos como sofás e poltronas, mesas baixas e aparadores. O ideal é usar vasos altos e estreitos. Um suporte com rodízio facilita a limpeza e a mudança de lugar. Elas gostam de muita luz e um espelho pode ajudar na luminosidade.

 

 

Babosa-de-pau, Pacová (Philodendron martianum) – Esta folhagem tropical brilhante pede cultivo à meia-sombra. O sol direto pode queimar e manchar as folhas. O pacová também gosta de espaço. O ideal é usar vasos grandes de cimento ou cerâmica com boca larga, substrato de cultivo e rega frequente, mas cubra o furo de drenagem com geomanta e brita.

 

 

Filodendro Brasil (Philodendron hederaceum) – Perfeitos para ornamentar cantos, escadas e colunas, não devem receber sol direto, apenas o da manhã. Ao escolher esta folhagem para dentro de casa, use o próprio vaso de cultivo dentro de cachepô decorativo. Vasos colunares com estacas de fibra de coco também ficam excelentes.

 

 

Samambaia-paulista (Nephrolepis spp.) – Essas samambaias são muito rústicas e podem ser plantadas diretamente no solo, à meia-sombra ou em vasos em substrato leve e enriquecido com matéria orgânica, com regas frequentes. É resistente ao frio e também tolera bem a incidência solar direta, desde que não seja o dia todo. Suas folhagens eretas chegam a 40 cm de altura e é preciso retirar as folhas secas. Quando as raízes começarem a sobrar do vaso, é hora de mudar.

 

 

 

Escolha sua planta e mãos à terra.