
06/02/2020
A Sabesp lançou nesta quinta-feira (06/02) conjunto de obras para ampliar o sistema de coleta de esgotos do município de Itupeva. A ação principal será a implantação de coletor-tronco na margem esquerda do rio Jundiaí e ribeirão Caxambu, com quase 8 quilômetros de extensão. A obra vai beneficiar toda a população de Itupeva, de 55 mil habitantes, além de proporcionar a melhoria na condição ambiental do rio Jundiaí.
“Com esse novo investimento vamos garantir o futuro. A Sabesp e o Governo de São Paulo não trabalham apenas para repor circunstâncias do passado, mas principalmente para garantir saneamento e água tratada de qualidade para a população. E hoje é assim, com esse investimento confirmado e já autorizado de R$ 9 milhões para o coletor-tronco Caxambu”, destacou o governador João Doria em Itupeva, onde cumpriu agenda.
A função desse coletor, de diâmetro maior que o restante do sistema de coleta, é receber o esgoto de vários bairros e conduzi-lo para tratamento. A coleta dos esgotos da região industrializada de Itupeva é o principal destaque da obra.
“Em 83, eu tinha 8 anos e esse rio (Jundiaí) tinha o apelido de rio preto. E eu criança tinha o sonho de ver esse rio limpo. Hoje, com essa obra e com a ajuda dos municípios vizinhos, todos compromissados com o tratamento de esgoto, eu tenho prazer de dizer que o rio Jundiaí voltou a viver. Investir em saneamento é investir em saúde”, disse o prefeito de Itupeva, Marco Antônio Marchi.
Ao final da implantação, que também contará com interligações e ampliação de trechos do sistema de coleta existente no município, serão desativadas três estações elevatórias, o que significa menos manutenções eletromecânicas e economia do consumo de energia elétrica.
“É muito bom estar em Itupeva cumprindo o compromisso desse governo. Estamos trazendo obras para a segurança da qualidade da água. Falar de qualidade da água é falar da qualidade de vida”, enfatizou o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido.
O presidente da Sabesp, Benedito Braga, destacou os avanços referentes ao rio Jundiaí. “É uma satisfação muito grande estar hoje aqui lançando a obra do interceptor do córrego Caxambu. Esta é uma região muito industrializada com problemas de manutenção da boa qualidade da água dos rios. Esse trabalho então vai possibilitar, garantir uma melhor qualidade da água dos rios urbanos de Itupeva e do rio Jundiaí. Por sinal, o rio Jundiaí é um rio que foi recuperado, é um exemplo para o Brasil”, ressaltou.
O investimento total na ampliação do sistema de coleta de Itupeva é de R$ 9 milhões e, durante as obras, 60 empregos serão gerados. A previsão é que os trabalhos terminem em outubro de 2022.
“Essas ações saneiam esta área, que já possuía sistema de esgoto, mas vai melhorar. É uma obra muito importante para garantir que aquele ganho que tivemos no passado com reenquadramento do rio Jundiaí da classe 4 para a classe 3 permaneça ao longo do tempo e melhore, mesmo com o desenvolvimento da região”, finalizou o diretor de Sistemas Regionais da Sabesp, Ricardo Borsari.