16/03/2020

Uma força-tarefa da Coordenadoria de Parques e Parcerias (CPP) da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) realiza, desde o início do ano, uma série de serviços de manutenção e jardinagem no complexo às margens do rio Pinheiros, que abriga os parques Villa-Lobos e Candido Portinari, um dos cartões postais da capital paulista e importante espaço de lazer e bem-estar. Apenas nos dois primeiros meses de 2020, a equipe de áreas verdes fez intervenções, principalmente corte de grama, em 508 mil metros quadrados de área, o equivalente a 61 campos de futebol. O investimento no bimestre foi de R$ 170,5 mil.

Os principais alvos foram áreas próximas a banheiros, no bosque onde estão as casas de João de Barro, ciclovia, talude, quadras de vôlei de praia e tênis, além do entorno do campo de futebol. A esplanada (próxima à entrada principal) também recebeu serviços de jardinagem. A força-tarefa é necessária para fazer frente ao crescimento acelerado da grama nos últimos meses, devido à combinação de calor e chuvas intensas durante o verão.

A CCP também viabilizou reparos diversos no complexo, como a troca de 11 lâmpadas, 11 torneiras e 15 cadeados. Foram feitos serviços na tubulação de caixa d´água; reposição de sifão e lâmpadas em banheiros; melhoria em sanitários com instalação de fechaduras e válvulas de descarga; remoção de pichação, além de pintura do letreiro da entrada principal. Em todo o espaço, 30 bebedouros foram pintados, houve manutenção nos telhados e aplicação de tinta com verniz nos quiosques. A escultura do pintor Domenico Calabrone passou por impermeabilização. O investimento nas ações foi de R$ 23,8 mil.

No início do mês (março), as equipes realizaram reparos na pista de caminhada. Os bancos danificados acabaram removidos para manutenção e os bebedouros receberam pintura e demarcações no piso tátil. O túnel de acesso entre os parques também recebeu aplicação de tinta. Neste momento, a SIMA prepara o processo para manutenção do orquidário.

Vale ressaltar que a revisão e o conserto das quadras e equipamentos são frequentes, mas também ocorrem muitos casos de vandalismo. A participação da população é fundamental para manutenção dos locais.

No ano passado, os parques Villa-Lobos e Candido Portinari receberam média diária de 17 mil e 13 mil visitantes, respectivamente. Os equipamentos possuem serviços terceirizados de vigilância patrimonial e contam com patrulhamento ostensivo da Polícia Militar.

Mais informações em: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/cpp/parque-villa-lobos-candido-portinari/.

 

Antes e depois

               Canteiro que margeia a ciclovia do Villa-Lobos teve mato cortado

   Equipe de áreas verdes atuou no controle do crescimento acelerado da grama durante o verão

 

                                                               Letreiro da entrada principal foi pintado

 

                                                      Pintura das estações sanitárias do Candido Portinari

 

 Instalação de revestimento cerâmico com enchimento de tijolo em banheiro do Villa-Lobos

 

                                        Pintura e demarcações dos bebedouro no piso tátil

 

              CPP realizou manutenção no gramado do bosque

 

               Corte de grama na Esplanada

 

Corte de grama em canteiro do parque

 

        Remoção de arbusto

 

                 Corte de talude no Parque Villa-Lobos

 

               Entrada do Villa Lobos também passou por manutenção da equipe de áreas verdes

 

              Mato da entrada do Candido Portinari foi aparado

Grama da entrada do Candido Portinari foi cortada