
04/03/2020
O Zoo de São Paulo foi o local escolhido para sediar um importante treinamento técnico que acontece entre os dias 2 a 6 de março, em prol das 25 espécies da fauna nativa ameaçadas de extinção. Promovida pela Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB), a capacitação tem por objetivo aprimorar o uso de ferramentas integradas para o melhor gerenciamento da fauna ameaçada mantida sob cuidados humanos catalogada na plataforma global “Species360 e ZIMS for Studbooks”.
Este treinamento envolve profissionais de diversas instituições do Brasil que atuam na manutenção do studbooks e manejo de populações ex situ, e faz parte das estratégias para o cumprimento do Acordo de Cooperação Técnica assinado entre a AZAB, o ICMBio e o MMA visando a gestão dos “Programas de Manejo ex situ para 25 espécies ameaçadas de extinção no Brasil”.
Os Programas de Manejo ex situ têm como proposta estabelecer populações de segurança mantidas em diferentes instituições, que trabalhem cooperativamente para a viabilidade demográfica e genética em longo prazo. Por meio de plataformas específicas utilizadas em todo o mundo, será possível integrar nossas populações às mantidas no exterior, aumentando as chances de sobrevivência dessas espécies.
Essas populações, se bem manejadas, serão um “seguro” contra extinções locais ou globais e poderão, no futuro, fornecer animais para programas de repovoamento ou reintrodução, como ocorreu com o mico-leão-dourado. Com esta capacitação, será formada uma equipe de profissionais no Brasil apta a trabalhar com essas espécies, bem como o manejo de suas populações, cumprindo com o papel de conservação dos Zoológicos e Aquários, de forma muito mais eficaz e responsável.
A capacitação reunirá 21 studbook keepers, além de profissionais dos centros especializados do ICMBio, e contará com 4 instrutores internacionais altamente capacitados.
Confira a lista das 25 espécies da fauna nativa ameaçadas de extinção: Sagui-da-serra-escuro, Muriqui-do-sul, Sauim-de-coleira, Mico-leão-da-cara-dourada, Macaco-prego-do-peito-amarelo, Tamanduá-bandeira, Cachorro-vinagre, Onça-pintada, Lobo-guará, Cervo-do-Pantanal, Cardeal-amarelo, Jacutinga, Jacucaca, Jandaia-sol, Ararajuba, Pato-mergulhão, Cágado-de-Hogei, Jararaca, Perereca-pintada, Peixe-anual, Surubim, Tubarão-mangona, Tubarão- lixa e Zebrinha.