16/04/2020

Uma equipe da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) deu às boas-vindas ao novo Comandante de Policiamento Ambiental da Polícia Militar (CPAmb) no Estado de São Paulo, coronel Paulo Augusto Leite Motooka, durante encontro realizado nessa quarta-feira (15), na sede da pasta.

O evento contou com a participação coronel Flávia de Paula Santos, substituída por Motooka, do secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, do diretor-executivo da Fundação Florestal, Rodrigo Levkovicz, do coordenador de Fiscalização e Biodiversidade da SIMA, Sergio Marçon, do coordenador Administrativo, Fabio Mendes, e ainda do subsecretário de Meio Ambiente, Eduardo Trani, que participou por meio de videoconferência.

“A Polícia Militar Ambiental é fundamental para protegermos nossas áreas de preservação ambiental no Estado. É nossa parceira, o braço forte que fiscaliza e coíbe infratores ambientais”, salientou o secretário Penido.

Dentre os assuntos abordados na reunião destacam-se o combate à invasão em áreas de manancial, a fiscalização nas Unidades de Conservação (UCs) e uma agenda de integração cada vez maior com a SIMA .
“Com integração entre as equipes responsáveis pela fiscalização ambiental do estado, atuando no monitoramento e na prevenção, vamos trabalhar para proteger a fauna e a flora paulista”, afirmou o coronel Motooka.

Em 2019, a SIMA investiu R$ 18,6 mi na aquisição de 152 novas viaturas para a Polícia, sendo cem do tipo station wagon Fiat Palio Weekend e outras 52 pick-ups cabine Toyota Hylux.

Maior força policial estadual voltada à proteção da natureza da América Latina, o Policiamento Ambiental é uma das unidades especializadas da Polícia Militar do Estado de São Paulo que atua nos 645 municípios e em todo o litoral.

Possui 100 unidades de atendimento integradas com um efetivo fixado de 2.144 homens e mulheres dedicados ao policiamento ambiental, e uma frota com mais de 400 viaturas, embarcações e motocicletas.