16/04/2020

Nos últimos dias 7 e 8, durante operação conjunta entre o 3º Batalhão de Polícia Militar Ambiental (5ª Cia. Mar) e a Fundação Florestal (FF), foram flagradas duas embarcações de pesca industrial realizando arrasto de parelhas, na Área de Proteção Ambiental Marinha do Litoral Sul, região da Baixada Santista. Esta modalidade de pesca consiste em dois barcos, lado a lado, cada um com uma extremidade da rede.

As embarcações foram vistoriados pelas equipes, onde encontraram os produtos de pesca ilícita. A operação resultou na apreensão de 17 toneladas de pescados diversos, que foram doados para instituições de caridade da Baixada Santista.

Os infratores foram multados no valor total de R$, 6.117.840,00 por pescar em local proibido e por infrações em Unidade de Conservação. As duas embarcações e os equipamentos de pesca foram apreendidos.

O flagrante foi realizado devido ao monitoramento rotineiro de informações e análise de dados do Programa de Rastreamento de Embarcações Pesqueiras por Satélite (PREPS) e do Sistema de Registro Geral da Atividade Pesqueira (SISRGP), com apoio técnico do IBAMA, visualizou-se o rastro de duas embarcações de pesca industrial realizando arrasto na modalidade de parelhas.

A pesca irregular é crime ambiental, aumenta o risco de extinção de diversas espécies e provoca a degradação do ambiente marítimo.