
15/05/2020
O futuro sem resíduos será que é possível? O futuro sem água a gente sabe que não é! Como podemos pensar nesse momento de incertezas imposto pelo Covid19 a utilização dos recursos naturais, como vocês veem o engajamento social do consumidor e a utilização das novas tecnologias? Com esses questionamentos e afirmações, o coordenador executivo do Comitê de Integração de Resíduos Sólidos (CIRS) da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), José Valverde Filho, conduziu o webinar realizado nessa quarta-feira (13) sobre “Economia Circular modelo de produção e consumo para o nosso tempo”. O evento contou com o apoio organizacional do Instituto Cidadania Ambiental para o Bem da Vida.
Cerca de 200 pessoas entre diretores de associações, universidades, estudantes e curiosos do assunto puderam acompanhar gratuitamente a transmissão do evento.
“Quando falamos de meio ambiente, falamos de todos nós. Como a gente pode perceber e atender essa necessidade da sociedade com impacto positivo nos aspectos sociais, ambientais e econômicos? Não existe segredo, é um processo de transformação e responsabilidade compartilhada para fazer um mundo melhor”, comentou a executiva da Nestlé, Cristiani Vieira.
“Estabelecemos algumas metas voluntárias e ambiciosas. Queremos reduzir pela metade o uso do plástico virgem, coletar e processar mais do que a gente coloca na rua; e sozinho não faremos nada”, registrou a executiva da Unilever, Juliana Marra.
“Num momento como esse de extrema crise, é preciso repensar a maneira como a gente vive e consome, os modelos de negócio, priorizando produções e soluções que tenham produção de baixo impacto de carbono”, completou a executiva da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Marília Garcez.
O webinar contou também com questionamentos do público por meio do chat, que foi registrado pelo membro do grupo gestor do CIRS, Ivan Mello. Novos projetos das empresas sobre economia circular, soluções, tecnologias com viabilidade econômica, além de novos designs de embalagem foram assuntos durante o encontro.
“Por orientação do Governador João Doria e do secretário Marcos Penido, estamos trabalhando para desenvolver políticas públicas estruturantes baseada na ciência e na inovação tecnológica para serem exequíveis”, finalizou Valverde.
O CIRS foi criado pela SIMA em 2019. Tem como objetivo articular e aplicar, de maneira integrada, a legislação federal com a estadual, além de apoiar a gestão municipal, com medidas de coleta seletiva, reúso, não geração e destinação final dos resíduos sólidos.
De formação multissetorial, o CIRS é composto por 28 membros, entre titulares e suplentes da pasta, e representantes da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), Empresa Metropolitana de Água e Energia (EMAE), Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP), Departamento de Água e Energia Elétrica, além das diversas coordenadorias da SIMA.