
15/05/2020
Já pensou em temperar sua comida com a salsa e a cebolinha que você plantou? Acrescentar alecrim ao pão ou manjericão ao molho colhidos da hortinha ao seu lado? Pode sim ser em um vaso e na falta deles, uma panela, um pote plástico, uma xícara ou até uma garrafa pet.
O recipiente não importa, desde que tenha um furo no fundo ou um sistema de drenagem. O excesso ou acúmulo de água pode prejudicar o desenvolvimento. Contudo, é vital que depois de plantada a muda da herbácea escolhida receba luz do sol pelo menos um período do dia.
Hortelã, manjericão, alecrim, cebolinha, salsinha, sálvia e coentro são algumas das ervas fáceis de plantar e manter em casa, seja comprando um vasinho no supermercado ou fazendo sua própria muda.
Para ter muda de cebolinha, separe algumas hastes de um maço coloque a base do alimento em um copo d’água e deixe as raízes crescerem por cerca de 10 a 15 dias. Depois é só transferir para a terra. Ao usar como tempero, não arranque, corte. Com a raiz na terra, ela se regenera.
Já a salsinha e o manjericão podem ter sementes e mudas compradas numa casa agropecuária, no supermercado, na feira ou também preparada, de maneira orgânica, em casa. As sementes precisam ser hidratadas em água por 24 horas e depois secas em papel toalha. Para a muda caseira, o ideal é separar um ramo saudável com um pedaço de caule de cerca de 10 cm para as ervas mais longas ou de 5 a 8 cm para as mais curtas e colocá-lo em um copo com água. Troque o líquido depois a cada dois, três dias, a água precisa estar limpa, até que as raízes tenham cinco centímetros de comprimento. Depois, você pode plantar a erva na terra para que ela cresça mais. Esse método também pode ser aplicado com a sálvia, hortelã e tomilho.
Já para o manjericão ou basílico, pegue um ramo coloque na água e espere enraizar. O ideal é ramo de 10 a 15 cm somente com as folhas no topo do ramo, para estimular o crescimento das raízes. A água deve ser trocada todos os dias e, dependendo do clima ou do tipo do manjericão, em até duas semanas você deve ter raízes e uma muda pronta para o plantio em solo ou vaso.
Algumas ervas necessitam de várias horas de sol, como por exemplo hortelã, que pode ter mais sucesso no quintal ou jardim, ou em janela ou sacada bem ensolarada. Já a salsinha e a cebolinha são mais fáceis de cultivar em apartamento.
As ervas e temperos pedem rega diária, a salsinha principalmente. Como já citamos, o ideal é usar um recipiente com escoamento de água. No caso de haver uma irrigação além do necessário, a água não acumula e não deixa apodrecer as raízes.
Uma dica é trocar a terra dos vasos ou floreiras anualmente, com um acréscimo de terra a cada seis meses.
Com o tempo é preciso adubação orgânica ou de solo a cada 40 dias e controle de pragas – trips, cochonilhas e pulgões – que por vezes atacam as ervas. Sempre que perceber que uma planta invasora está nascendo, retire ela para que não ocorra competição por água ou nutrientes.
A época ideal para plantio é quando os dias não estão muito quentes ou muito frios, ou seja, evite os dias extremos. Os meses mais indicados são entre abril e junho.
Então, a hora é agora.