Além de trabalhar no presente e pela preservação da natureza e biodiversidade para o futuro, a SIMA salvaguarda o conhecimento do passado nas antiguidades protegidas em seus quatro museus.

Em homenagem ao Dia Internacional dos Museus, neste 18 de maio, os Institutos Florestal, Geológico e de Botânica e a Fundação Florestal, mostram um pedacinho de cada um destes espaços, que guardam história em suas coleções e objetos raros do passado.

Lembrando que as unidades estão temporariamente fechadas conforme o decreto de quarentena que vigora no estado devido à pandemia do Coronavírus. Que tal conhecê-los após as reaberturas?

Museu Botânico

Inaugurado em 1942, o Museu Botânico compõe o eixo de visitação do Jardim Botânico do Estado. As amostras de plantas da flora brasileira, coleção de produtos extraídos de plantas e representações de ecossistemas de SP, levam os visitantes à uma viagem no tempo sobre a história do Jd. Botânico e da Botânica no Brasil. Além dos frutos, sementes, madeira e óleos essenciais da exposição permanente, os professores de História, Geografia e Português também encontram elementos que abordam conteúdos históricos entre os séculos XVI e XXI, grandes expedições científicas, distribuição geográfica dos biomas Mata Atlântica e Cerrado, e outras relíquias.

Saiba mais em https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/jardimbotanico/educacao-ambiental/visitas-educativas/museu-botanico/

Museu Florestal Octávio Vecchi

Dos 187 hectares de área do Horto Florestal, Zona Norte da capital, 35 são destinados à visitação pública, sendo um dos atrativos o Museu Florestal. Inaugurado em 1931, abriga o acervo e laboratórios de pesquisa entre as décadas de 1930 e 1960. No local é possível apreciar um diverso mostruário de madeiras entalhadas, sementes, peças das escolas de xilografia, charão (laca japonesa), marcenaria, marchetaria, aquarelas, painel a óleo de Helios Seelinger que ilustra a história de SP, pintura mural de espécies nativas realizada por Antonio Paim Vieira, vitrais da Casa Conrado, e muito mais.

Conheça em https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/institutoflorestal/colecoes-e-acervos/museu-florestal/

Museu Geológico – MUGEO

Criado em 1967, parte do acervo do MUGEO originou-se na Comissão Geológica de São Paulo (1886 – 1931) e representa o reflexo de mais de um século de pesquisas nas áreas de Geociências no Estado. Equipamentos científicos antigos, fotografias e mapas históricos, coleções de minerais, de rochas e de fósseis formam o acervo do Museu, que fica no Parque da Água Branca, na capital paulista.

Entrando em um túnel do tempo pelas histórias contadas pelos monitores, o público conhece os temas ligados às geociências e aprecia a beleza do mundo mineral. Adquire, ainda, noções sobre a evolução das formas de vida que existiram nos diversos períodos geológicos do Planeta. Além do acervo fixo, o MUGEO também oferece eventos especiais como, oficinas e exposições temporárias.

Para mais informações acesse: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/museugeologico/

Museu do Eucalipto

Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (FEENA), Rio Claro (SP)

Aos 104 anos, completados em março é o único museu brasileiro dedicado ao eucalipto. Os 2.230,53 hectares da FEENA- Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade, no município de Rio Claro, onde está localizado, são tombados desde 1977 pelo Condephaat – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico como patrimônio histórico do Estado.

O acervo foi idealizado pelo próprio Edmundo Navarro, e expõe os resultados das pesquisas realizadas para aclimatação de diversas espécies de eucalipto no Brasil. Em 1914, ele foi à Austrália buscar 144 exemplares da árvore, das quais 64 se adaptaram ao clima brasileiro.

Pela história da introdução do eucalipto no Estado é possível entender, ainda, sua relação com a construção das linhas férreas e o papel da então Companhia Paulista de Estradas e Ferro na sua difusão.

Em suas 16 salas distribuídas em um pavimento de 800 m2, as coleções contemplam peças confeccionadas em madeira de eucalipto, como mobiliário, painéis e utensílios.

Saiba mais em: https://guiadeareasprotegidas.sp.gov.br/ap/floresta-estadual-de-edmundo-navarro-de-andrade/