
13/05/2020
O Comitê de Integração de Resíduos Sólidos (CIRS) da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) apresentou nessa quarta-feira (13), o Projeto Piloto Regional de Combate ao Descarte Irregular de Resíduos Sólidos às entidades Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo (Cioeste) e Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat).
A ideia do projeto consiste em estabelecer uma sistemática de fiscalização integrada com foco nos resíduos da construção civil. Um grupo formado por membros da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Polícia Ambiental Militar (PAMb) e das Coordenadoria de Fiscalização e Biodiversidade (CFB) e Coordenadoria de Planejamento Ambiental (CPLA), vai dar suporte aos municípios escolhidos para o desenvolvimento das ações que consistem em treinamentos, readequação de equipes, plano de monitoramento, rotina de fiscalização remota e em campo, uso de imagem de satélite, produção de material cartográfico, além do estabelecimento de atribuições e fluxos de comunicação.
A parceria prevê também a capacitação dos colaboradores sobre legislação, novas tecnologias com enfoque nas áreas de preservação e aproveitar as experiências e projetos já existentes nos municípios participantes.
Com a formalização, o CIRS aguarda agora os próximos encontros para estabelecer o cronograma, escolha das cidades e implementação do trabalho.
Sobre o Cioeste
A região oeste da grande São Paulo é reconhecida pelas virtudes ímpares no cenário econômico da metrópole e do Estado. Em 2013, foi fundado o Consórcio reunindo um grupo de 10 cidades estratégicas para São Paulo e para o Brasil. Formado pelos municípios de Araçariguama, Barueri, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba e Vargem Grande Paulista, o CIOESTE responde por uma região que conta com aproximadamente 2 milhões de habitantes e uma economia regional que gera 2,5% do PIB Nacional (R$ 133.066.741,57 no ano de 2013), consolidando-se como o maior consórcio intermunicipal do país em importância sócio-econômica.
Sobre o Condemat
O Condemat representa uma região formada por 12 municípios, onde vivem cerca de 3,0 milhões de habitantes, o orçamento anual ultrapassa R$ 10 bilhões e a produção de riquezas é superior a de muitos estados brasileiros. Faz parte da Região Metropolitana de São Paulo e possui extensa área de cobertura vegetal, além de mananciais importantes – como o rio Tietê, que nasce em Salesópolis -, o que a torna uma das principais produtoras de água do Estado. O Alto Tietê se destaca pela economia diversificada. Na agricultura, o “Cinturão Verde” é responsável pelo abastecimento da Capital e de várias outras regiões do Brasil, com liderança na produção nacional. O Consórcio é formado pelas cidades de Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Branca, Santa Isabel e Suzano.