
04/06/2020
Dentro da programação da Semana do Meio Ambiente 2020, o Comitê de Integração de Resíduos Sólidos (CIRS) da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) com o apoio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social promoveu na quinta-feira, (3/6) o webinar “Sigor Reciclagem e Ação na Pandemia”, que reuniu representantes de cooperativas de catadores e diversos atores da cadeia produtiva de resíduos sólidos urbanos e debateu a melhoria na gestão e acompanhamento dos fluxos de RSU recicláveis no Estado de São Paulo.
Entender como agir neste momento,elaborar protocolos e políticas públicas para a segurança de seus agentes e também o desenvolvimento de uma gestão de resíduos sólidos para o pós-pandemia da Covid-19 é uma questão latente.
Considera atividade essencial na quarentena, os serviços de coleta, tratamento e disposição final ambientalmente adequada aos resíduos, contaminados ou não neste período continua.
“Nós precisamos de uma análise contemporânea da população, que leve a um avanço na gestão de resíduos, com foco na cooperação entre todos os envolvidos, sejam nos aspectos racionais e conflituosos, afirmou a diretora-presidente Cetesb – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, Patrícia Iglecias, na abertura do evento.
Ela ressalta que a pandemia pode ser classificada como um desastre, um fenômeno biológico que impacta a sociedade. Esse contexto de força maior exige reações rápidas na busca de soluções às perdas humanas e econômicas.
Nesse sentido, a gestão dos resíduos é fundamental e a logística reversa um conceito que desenvolve a economia social. Como presidente de um órgão fiscalizador, Patrícia Iglecias citou que a legislação sobre o tema já reconhece os RSUs como um bem ambiental de valor social. E as políticas públicas precisam ser pensadas como atividades de desenvolvimento econômico e social para estes trabalhadores.
“Não poderemos passar por esse contexto e voltar, precisamos avançar revendo práticas e hábitos de consumo e enxergar os catadores como uma categoria fundamental”, finalizou Patrícia.
O secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido reforçoua visão sistêmica do tratamento dos resíduos sólidos.
“Nós precisamos separar o que resíduo do que é lixo. O resíduo tem valor econômico e social e você tem que aproveitar cada camada desse valor. O que sobrar desse resíduo é lixo. Se nós conseguirmos separar isso e entendermos que o lixo é aquilo que não tem mais nenhum aproveitamento, o que é o substrato de tudo aquilo o que você usou, aquilo sim pode ser colocado de maneira separada”, explicou.
O secretário frisou que reciclagem é uma atividade que precisa ser intensificada. “Recentemente celebramos um Protocolo de Intenções com a ANCAT Associação Nacional de Catadoras e Catadores de Reciclados para aprofundarmos cooperação técnica. Nós aproveitamos muito pouco da reciclagem e ela tem esse valor econômico, mas não é só isso ela tem um valor social muito grande. É trabalho das cooperativas que se gera novas oportunidades de emprego, principalmente aos mais vulneráveis”.
Penido ressaltou o trabalho da pasta junto ao Governo de São Paulo na garantia insumos básicos para a população mais carente, unidades de saúde e setor industrial, citando a articulação da SIMA para que não haja interrupção no fornecimento de água, gás natural e energia elétrica, em caso de inadimplência em função da pandemia. E mais uma vez, fez questão de reafirmar a importância da reciclagem neste momento de calamidade em que estamos vivendo.
Apoio às cooperativas
Em sua fala, o coordenador de Planejamento Ambiental da SIMA, Gil Scatena salientou as ações do governo paulista em resguardar a saúde e a preservação das atividades econômicas.
A coleta seletiva está prevista em todas as políticas públicas, mas é preciso encarar o lixo como um bem e não um rejeito. É esse pensamento que vai mudar a dinâmica de valores na questão dos resíduos sólidos. “Isso é uma questão de inteligência econômica e essa dimensão sócio-ambiental é o grande diapasão dessa conversa.”
O painel moderado pelos coordenadores do CIRS, Ivan Mello e José Valverde contou com as participações de Marina Balestero (CPLA) que fez a apresentação da plataforma Sigor Reciclagem.
O módulo Reciclagem do Sistema Estadual de Gerenciamento Online de Resíduos Sólidos é uma ferramenta estratégica da Política Estadual de Resíduos Sólidos para acompanhamento da gestão e dos fluxos dos resíduos sólidos urbanos recicláveis no Estado de São Paulo. É um canal de informação precisa para ações e políticas governamentais e uma linha direta de comunicação com os catadores, ONGs e associações de classe.Um sistema capaz de demonstrar de forma digna, seja para uma entidade ou um catador, a gestão e a qualidade da informação.
“A gente só consegue ajudar aquele que a gente vê”, acrescentou Gil Scatena ao final da apresentação.
Gerente de Logística Reversa da Cetesb, Lia Demange trouxe as orientações normativas sobre as ações em tempos de pandemia.
O assessor da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Danilo Erly pontuou as ações do Governo de SP que flexibilizaram toda a estrutura de atendimento em prol dos mais vulneráveis, como a isenção da tarifa do Bom Prato.
O evento contou também com a participação ativa de Roberto Golfinho Rocha (Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis – Ancat),que apresentou um panorama nacional e detalhou a campanha de solidariedade em parceria com a iniciativa privada, que garante um auxílio de R$ 200 a mais de 95 mil catadores cadastrados em todo país .
Já Cristiano Ferreira (Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Capão Bonito – Acamar) apresentou que as boas práticas elevaram os catadores do lixão do Jardim Boa Esperança ao posto de prestadores do serviço público municipal de coleta seletiva de Campão Bonito e Buri.
Ao final, José Valverde avaliou que este alinhamento intersecretarial que o Governo de São Paulo vem adotando, não apenas no advento da pandemia, amplia a efetividade dos caminhos em busca de soluções e na construção de políticas públicas.
Para saber mais acesse – bit.ly/sigor-reciclagem