
10/06/2020
Com o objetivo de despertar a consciência na população para os riscos relacionados às ameaças naturais existentes em diversas regiões do Estado de São Paulo, o Instituto Geológico, órgão ligado à Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), promoveu nos dias 3, 4 e 5 de junho, uma série de videoconferências sobre prevenção de desastres naturais. Os encontros fizeram parte do calendário oficial da Semana do Meio Ambiente.
Foram três dias seguidos de encontros nos quais os internautas puderam participar com perguntas e observações. Os assuntos das palestras foram complementares e quem pode acompanhar teve acesso ao panorama completo da prevenção de desastres, além da gestão de riscos naturais em ambientes urbanos.
“O desconhecimento do território habitado é um aliado do risco”, registrou o coordenador do evento o especialista ambiental do IG, Eduardo de Andrade.
Durante as apresentações, os técnicos do IG e convidados puderam apresentar exemplos de trabalhos desenvolvidos em algumas localidades de risco em São Paulo, ações com os moradores, implantação de obras de prevenção como reforço de taludes, instalação de calhas e canaletas para escoamento de água e recomposição da vegetação. “Não adianta pensar em minha casa, é preciso pensar o bairro de uma forma integral, uma gestão comunitária”, disse o geógrafo do IG, Pedro Carignato Basílio Leal.
Exemplos de cooperação internacional como na parceria Brasil, Colômbia e Escócia para desenvolvimento de estratégias de gerenciamento de risco de deslizamento baseado na participação comunitária: exemplos de Medellín Colômbia e Vila Nova Esperança na grande SP, também foram abordados durante o encontro.
O case de São Paulo como modelo de cidades resiliente reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) devido ao sistema organizacional envolvendo Defesa Civil, poder público de todos os níveis, sociedade e o terceiro setor, foi abordado durante os encontros. “Quando não consigo eliminar os riscos precisamos mitigar com ações estruturantes e principalmente contar com o envolvimento da população”, lembrou o Tenente Tiago Luiz Lourençon da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil.
Participaram também dos encontros, o geólogo do IG, Paulo César Fernandes da Silva; a arquiteta do IG, Cristina Boggi da Silva Rafaeli; e o geógrafo do IG, Rogério Rodrigues Ribeiro.
Confira abaixo os vídeos e apresentações realizadas durante os encontros:
03/06 – Live: Meio Ambiente, Proteção e Defesa Civil
Apresentação: Eduardo de Andrade – Especialista Ambiental (IG/SIMA) e Ten PM Tiago Luiz Lourençon (CEPDEC/Casa Militar Proteção e Defesa Civil)
04/06 – Live: Meio Ambiente Urbano, a Identificação e Gestão de Riscos Geológicos
Apresentação: Eduardo de Andrade – Especialista Ambiental, Rogério Rodrigues Ribeiro – Pesquisador Científico (IG/SIMA)
05/06 – Live: Meio Ambiente e Gestão Comunitária de Riscos
Apresentação: Paulo César Fernandes da Silva, Pedro Carignato Basílio Leal, Cristina Boggi da Silva Rafaeli (IG/SIMA)
Para conferir as apresentações clique aqui.