
05/06/2020
Nesta quinta-feira, 4 de junho, véspera do Dia Mundial do Meio Ambiente, a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) realizou a entrega virtual de 9 medalhas “João Pedro Cardoso do Mérito Ambiental Paulista”. O reconhecimento é destinado às personalidades que se destacaram de maneira relevante na contribuição para a educação, preservação e recuperação ambiental no estado de São Paulo.
A cerimônia, realizada por videoconferência em decorrência do coronavírus, agraciou o médico veterinário sanitarista Paulo Magalhães Bressan; o engenheiro sanitarista Pedro Penteado de Castro Neto (in memorian); a funcionária mais antiga do Sistema Ambiental Paulista, Olga Pisaneschi Rodrigues; a ambientalista Marcia Hirota; o arquiteto Fernando Chucre; o sargento da Polícia Ambiental Militar, Júlio Cesar Silva do Nascimento; o professor e presidente da Fundação Florestal, Gerd Sparovek; o jornalista José Hamilton Ribeiro; e o guarda-parque da Estação Ecológica Juréia-Itatins, Manoel Messias dos Santos.
A reunião foi conduzida pelo titular da SIMA, secretário Marcos Penido, que citou o trabalho, dedicação e principais conquistas de cada homenageado. Ele frisou também que, após o fim da pandemia, faz questão de entregar pessoalmente a medalha. “É esse conjunto de ações que geram um grande resultado em benefício de toda a nossa sociedade e ao meio ambiente”, disse.
“Essa é a honraria mais importante que eu recebi, tem um valor enorme, um motivo de orgulho muito grande e, por isso, a divido com vocês”, complementou o veterinário Paulo Bressan.
“É uma honra muito grande esse prêmio, isso é resultado de um trabalho não só meu, mas de toda a equipe da SOS Mata Atlântica”, comentou a ambientalista, Marcia Hirota.
Além dos homenageados, participaram também do evento o subsecretário de Meio Ambiente da SIMA, Eduardo Trani; o diretor-executivo da Fundação Florestal, Rodrigo Levkovicz; o diretor-geral do Instituto Florestal, Luis Alberto Bucci. O jornalista José Hamilton não pôde participar da celebração e o engenheiro Pedro Penteado foi representado por sua filha Marcela Penteado de Castro.
“É muito bom poder trabalhar nessa área, promover o desenvolvimento social com sustentabilidade ambiental, isso é um privilégio”, registrou o presidente da Fundação Florestal, Gerd Sparovek.
A proposta, publicada em setembro de 2019 no Diário Oficial, foi formulada pela SIMA com o apoio do Conselho Estadual da Ordem do Ipiranga.
Medalha João Pedro Cardoso
O Governo do Estado de São Paulo instituiu a medalha em 2002 para homenagear instituições públicas e privadas, personalidades civis, eclesiásticas e militares que tenham contribuído para a educação, preservação e recuperação ambiental de São Paulo ou, de algum modo, colaborado para o sucesso e incentivo dessas ações.
João Pedro Cardoso (Pindamonhangaba, 17 de janeiro de 1871 – São Paulo, 8 de julho de 1957) foi uma figura pública paulista importante na primeira metade do século 20, atuando principalmente como pesquisador e diretor da Comissão Geográfica e Geológica (CGG) entre 1905 e 1931.
Lá realizou diversos trabalhos de levantamentos cartográficos e estudos detalhados de geografia, geologia, climatologia, botânica, hidrografia e zoologia. Seu trabalho serviu de base para a ocupação territorial das áreas até então consideradas “desconhecidas” no estado de São Paulo. Foi o responsável pela realização da primeira Festa das Árvores realizada no país, ocorrida em 7 de junho de 1902, na cidade de Araras.
Paulo Magalhães Bressan
É graduado em medicina veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia e sanitarista pela Faculdade de Saúde Pública, ambos da Universidade de São Paulo (USP). Foi subprefeito da Lapa da Prefeitura de São Paulo; secretário-adjunto da Administração e Modernização do Serviço Público do Governo do Estado de São Paulo; diretor do Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria da Saúde da capital paulista, assessor técnico da Secretaria de Segurança Pública do Estado; chefe da Divisão de Controle Sanitário de Alimentos da Secretaria de Saúde do Município de São Paulo; diretor da Divisão Agropecuária dos Laboratórios Andrômaco do Brasil; médico Veterinário supervisor dos Laboratórios Eaton-Wemaco para Área de Agropecuária; médico veterinário da Divisão Agropecuária da Dow Chemical do Brasil; e atual presidente da Fundação Parque Zoológico do Estado de São Paulo.
Pedro Penteado de Castro Neto in-memorian (*1952 +2017)
Engenheiro formado pela Escola Politécnica, possuía mestrado sanitarista pela Faculdade de Saúde Pública. Foi um estudioso dos caminhos das complexas relações dos impactos ambientais com a saúde pública. O cuidado com detalhes, junto com a necessária sustentabilidade técnica e legal das propostas, tornou-o imprescindível na criação e formulação de uma série de trabalhos desenvolvidos não somente na CETESB, mas em várias outras áreas estaduais, federais e internacionais.
Olga Pisaneschi Rodrigues
Conhecida como Dona Olga é a funcionária mais antiga da Fundação Florestal. Entrou no então Serviço Florestal em 1961. Atualmente trabalha no setor de recursos humanos, cuidando dos funcionários de outras instituições que estão afastados para o Instituto.
Marcia Hirota
É ambientalista, especialista e mestre em administração de sistemas de informação. Desde 1994 coordena o Atlas da Mata Atlântica, monitoramento do bioma realizado em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). É voluntária e conselheira de diversas organizações e movimentos, como Instituto SOS Pantanal, Virada Sustentável e Uma Gota no Oceano, além de já ter sido jurada em prêmios como Espírito Público, Empreendedor do Ano e Ecoera. Em 2010, foi uma das homenageadas pelo prêmio Muriqui, na edição especial de 20 anos da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.
Fernando Chucre
Arquiteto e urbanista, foi deputado federal por São Paulo, onde atuou como membro titular da Comissão de Desenvolvimento Urbano; coordenou o Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar, parceria entre Governo do Estado de São Paulo com o Banco Interamericando de Desenvolvimento (BID); presidente do Conselho do Patrimônio do Governo do Estado de São Paulo. Foi presidente da Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa). Foi também secretário municipal de Habitação na capital paulista e, em 2019, foi nomeado secretário de Urbanismo e Licenciamento, atual função do homenageado nesta quinta-feira (4) na Prefeitura de São Paulo.
Júlio Cesar Silva do Nascimento
Segundo sargento da Polícia Militar do Estado de São Paulo, concluiu a Escola Superior de Soldados em 2004 e classificado no 1º Batalhão de Polícia Militar Ambiental, onde ficou até 9 de março de 2005. Fez curso de Tecnólogo de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública, ingressou no 9º Batalhão de Polícia Militar Metropolitana e, em 24 de junho de 2016, retornou ao 3º Batalhão de Polícia Militar Ambiental. Atualmente está lotado no 2º Pelotão, na cidade de Guaratinguetá, e comanda uma equipe de Força Tática Ambiental a qual vem apresentando resultados significativos para a instituição e a sociedade. É tido como exemplo para todo o efetivo pela sua honestidade e comprometimento com os ideais do policiamento ambiental.
Gerd Sparovek
Professor e pesquisador da USP, é o atual presidente da Fundação Florestal do Estado de São Paulo (FF). Brasileiro e austríaco, ele nasceu em São Paulo (SP) e possui graduação em Agronomia na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ-USP). Tem pós-graduação, mestrado e doutorado em solos e nutrição de plantas pela universidade paulista. É pós-doutor na Federal Agricultural Research Centre, Institute of Plant Nutrition and Soil Science em Braunschweig, Alemanha (FAL-PB), e pela Chalmers University of Technology, em Gotenburgo, na Suécia. Na USP coordena o GeoLab, laboratório de geoprocessamento que desenvolve inteligência Estratégica e Espacial no apoio à decisão da interface agricultura e meio ambiente. Os estudos do GeoLab são voltados para o suporte à decisão de governança público e privada de temas ligados à agricultura e ao meio ambiente.
Manoel Messias dos Santos
Funcionário da Fundação Florestal (FF) desde 1989, nasceu na região da Juréia, em Miracatu. Compõe o quadro de funcionários da FF exercendo a função de guarda-parque. Assumiu a função de gestor da Estação Ecológica da Juréia, acumulando a gestão do Refúgio de Vida Silvestre – RVS Abrigo e Guararitama. Em 2014 concluiu o curso de geografia, ficando apto a desenvolver as atividades de gestão de unidade de conservação, aliando o conhecimento acadêmico com os diversos anos de experiência. Atualmente o funcionário exerce é gestor do RVS Abrigo e Guararitama, sendo o responsável pelo plano de fiscalização para todo o mosaico.
José Hamilton Ribeiro
Nascido em Santa Rosa do Viterbo (SP), teve as primeiras experiências com o jornalismo no grêmio estudantil, quando dirigiu o jornal da escola. Cursou jornalismo na Faculdade Cásper Líbero (SP), que não completou, pois comandou uma greve de estudantes e foi proibido de continuar a graduação. Vários anos depois, voltou à instituição como professor (também deu aulas na Fundação Armando Álvares Penteado (Faap/SP) e foi membro da Comissão de Avaliação de Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Formou-se em Direito em Uberaba (MG). Trabalhou como redator na rádio Bandeirantes (SP), no extinto jornal O Tempo, na Folha de S.Paulo, além do jornal EX e na Editora Abril. Ganhou sete Prêmios Esso de jornalismo. Atuou, em março de 1968, como enviado especial ao Vietnã. Foi repórter do Globo Repórter e, atualmente, faz parte da equipe do Globo Rural, ambos da Rede Globo de Televisão.