24/07/2020

O apoio a ações de fortalecimento da gestão ambiental dos municípios é uma das políticas da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), que desde 2017 contribui com o desenvolvimento e aprimoramento do Programa Reconecta RMC (Região Metropolitana de Campinas). Nesta quinta-feira, 23 de julho, o projeto foi apresentado ao secretário Marcos Penido, por vídeo conferência, devido a pandemia da Covid-19.

A iniciativa da prefeitura de Campinas tem o objetivo de estabelecer a cooperação mútua entre os 20 municípios que compõem a Região Metropolitana de Campinas, traçando estratégias conjuntas em relação a conservação e recuperação de fauna e flora. O foco do programa é a proteção animal, recuperação de áreas de preservação permanente e fortalecimento de áreas protegidas existentes e criação de novas.

A SIMA tem colaborado com suas ferramentas de planejamento ambiental para o desenvolvimento do Reconecta RMC. E a parceria junto aos municípios se mantém nesta fase de implantação das ações que promovem a conectividade para recuperação da fauna e flora na região.

“O Reconecta está nos conectando. Tem todos os ingredientes que trabalhamos na SIMA”, ressaltou o secretário Marcos Penido. Para contribuir com o Reconecta RMC, Penido citou o Programa Nascentes, que inicia a segunda fase, a possibilidade de redirecionamento dos Termos de Compromisso de Recuperação Ambiental (TCRA) para a recuperação das áreas de preservação permanente na região, apoio às ações de fauna, entre outros.

A secretária do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Campinas Andréa Struchel destacou que os trabalhos para implementação do projeto estão avançando na região.

O Reconecta RMC tem o apoio do ICLEI (Governos Locais pela Sustentabilidade), por meio do Projeto Interact-Bio, que tem o objetivo de promover a integração de ações regionais pela biodiversidade. A parceria se dá no mapeamento e compreensão dos serviços ecossistêmicos da RMC.