02/07/2020

Em cumprimento ao artigo 52-A da Constituição do Estado de São Paulo, o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, prestou contas das atividades de sua gestão nessa quarta-feira, 1 de julho, para deputados estaduais da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). O encontro ocorreu por meio de videoconferência e foi conduzido pelos presidentes da Comissão de Infraestrutura, Luiz Fernando T. Ferreira e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Caio França.

Penido apresentou desde o organograma de estruturação da nova pasta até as principais ações e projetos em execução como o programa de despoluição do rio Pinheiros na capital paulista. O secretário destacou ainda a importância do marco do saneamento, os novos empreendimentos em execução da Sabesp, Daee, Cetesb e as realizações dos Conselhos e Coordenadorias da Secretaria.

“Em breve vamos apresentar à população paulista o Zoneamento Ecológico Econômico detalhando os limites e oportunidades de cada região do estado. O desenvolvimento sustentável é a nossa responsabilidade”, disse Penido.

Após a fala do secretário, os deputados puderam participar para esclarecer dúvidas de projetos locais, realizar intervenções e comentar a atuação da pasta.

Foram debatidos assuntos como a manutenção e assoreamento dos piscinões da grande São Paulo, o desassoreamento do rio Tietê e o saneamento básico no Estado. Além da lei estadual que visa proibir a comercialização de pratos, garfos e copos de plástico e o licenciamento de empreendimentos na Baixada Santista.

“O desafio do lixo passa pelas soluções regionais com empresas e consórcios, por isso quando assumidos criamos o Comitê de Integração de Resíduos Sólidos. Reaproveitar o potencial energético do lixo em uma usina vai aliviar e aumentar o tempo de vida do aterro”, explicou o secretário.

Participaram também da reunião os deputados Carlos Pignatari, Itamar Borges, Coronel Nishikawa, Carla Morando, Monica Seixas, Adalberto Freitas, Sebastião Santos e Jorge do Carmo.

“É contagiante sua capacidade e compreensão das demandas para um tema tão desafiador. Parabéns pela qualidade da apresentação e entusiasmo que conduz os trabalhos”, registrou a deputada Damaris Moura.

“Estamos satisfeitos com o trabalho e parabéns pela aprovação da MONA Mantiqueira (Monumento Natural) que alia preservação ambiental com geração de renda”, completou o deputado Reinaldo Alguz.