
17/08/2020
O “Novo Mercado de Gás e o Pré-Sal: como viabilizar um ciclo virtuoso de investimentos, renda e crescimento econômico para universalizar o acesso ao gás natural?” foi o tema do Fórum Estadão Think ocorrido nessa segunda-feira (17), onde secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, representou o vice-governador, Rodrigo Garcia.
Durante o encontro, questões como tornar o mercado mais competitivo para contribuir com a retomada do crescimento, aumentar a oferta do energético no interior e detalhes do programa Novo Mercado de Gás anunciado em 2019, também foram debatidas.
“O gás natural é o suprimento energético da transição para as energias renováveis e a sua utilização traz uma sensível melhora para o meio ambiente. Precisamos ampliar sua participação na matriz energética sobretudo no interior do Estado, mas para isso, precisamos de grandes consumidores para alavancar o consumo e também da segurança jurídica para atrair mais investimentos”, destacou Penido.
Participaram também do painel, o diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), Adriano Pires; o diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Efraim Cruz ; o diretor de infraestrutura, Concessões e PPPs do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Fabio Abrahão; e o presidente da comissão de energia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Gustavo de Marchi.