O secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, participou virtualmente nesta segunda-feira (14) do Fórum “Saneamento: Desafios e oportunidades para um novo setor”. O evento organizado pelas empresas Híria, LMDM e o jornal O Estado de São Paulo, recebeu patrocínio da Sabesp e Iguá Saneamento.

O Fórum online e presencial, recebeu 30 palestrantes e debatedores, que apresentaram ideias e soluções inovadoras de infraestrutura que impactam diretamente na qualidade de vida dos brasileiros. Com a iminência da aprovação do novo marco regulatório do setor, o evento visou o debate e a exposição de medidas e ideias efetivas que transformarão todo o setor.

“Acreditamos que, resolvidas às dúvidas em relação a segurança regulatória para investimentos e a melhora da qualidade dos projetos e contratos, os índices de cobertura e atendimento do setor garantirão saúde para toda a população”, disse Penido.

Juntamente com o secretário de Parcerias do Rio Grande do Sul, Bruno Vanuzzi; da superintendente de Parcerias e Concessões do Estado do Piauí (SUPARC), Viviane Moura; e do professor da Fundação Getulio Vargas, Daniel Barcelos Vargas, o secretário participou do painel sobre “O novo Saneamento Brasileiro – A visão e os planos de
Governadores e Prefeitos para incentivar e liderar o desenvolvimento do setor: o desafio de atrair investimentos necessários para universalizar os serviços”.

O setor de saneamento básico vem se movimentando rapidamente para apresentar soluções efetivas que proporcionem uma melhor qualidade de vida dos cidadãos. A proposta do novo marco tem como objetivos a universalização do saneamento (prevendo coleta de esgoto para 90% da população) e o fornecimento de água potável para 99% da população até o fim de 2033.