
25/09/2020
Ela desperta a simpatia de uns, mas é vista com desconfiança por outros. Mesmo dividindo opiniões, a capivara é forte candidata a ser o animal mais simpático da natureza.
Para debater os temas relacionados a este mamífero, a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), por meio do Departamento de Fauna, da Coordenadoria de Fiscalização e Biodiversidade (DeFau/CFB), promove a Semana da Capivara – o maior roedor do mundo no território paulista: venha conhecer mais sobre essa simpática espécie, de 28 a 30 de setembro e 1 de outubro, por videoconferência.
O evento vai abordar os principais aspectos da biologia do gênero (quanto tempo vivem, do que se alimentam), bem como de seu comportamento em grupos (estrutura e hierarquia). As particularidades da espécie no estado de São Paulo, como a adaptação em áreas urbanas, também estão na programação.
Mas, por que há tantos desses simpáticos bichinhos no território paulista? Seria a vasta oferta de alimento? A construção de barragens de água artificiais? Ou a falta de predadores? Será que tem relação com as mudanças no ambiente natural?
Outro assunto que desperta curiosidade sobre esses roedores – e que será tema de apresentação – diz respeito a Febre Maculosa Brasileira, envolvendo ciclo de transmissão, o contágio em humanos, os sintomas e a prevenção, bem como as opções de manejo diante do risco da enfermidade.
É possível controlar a infestação do carrapato, um dos principais responsáveis pela disseminação da doença, nas capivaras e nos locais onde vivem?
Podemos coexistir com essa espécie, que adora água, tanto para beber, quanto para nadar e se proteger, terra seca para descansar e vegetação para se alimentar? A capital paulista vai compartilhar sua experiência com esses simpáticos bichinhos.
Quer conhecer um pouco mais sobre a capivara? Participe. Confira a programação completa aqui.