A Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente de São Paulo (SIMA) passa a integrar o Grupo Técnico (GT) do Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo, responsável por colaborar na elaboração de norma da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), sobre resíduos da Área Animal.
O papel do grupo é auxiliar a Associação na elaboração de regras que orientem a destinação adequada dos insumos utilizados no trato animal. Os resíduos incluídos no manual são tanto os das criações (restos alimentares, dejetos, carcaças, restos dos processos reprodutivos), como os diretamente relacionados com a prática da medicina veterinária (resíduos hospitalares como os frascos de produtos veterinários, fármacos e biológicos).
Para a especialista ambiental da SIMA, Hélia Maria Piedade, a participação no GT é de grande importância tendo em vista a gestão da fauna silvestre em São Paulo e os riscos de contaminação da fauna, além de outros fatores decorrentes da destinação inadequada dos resíduos”.
O material também visa orientar os profissionais que trabalham com a cadeia produtiva animal, bem como os clínicos, para que executem planos de gestão de resíduos em sua atividade profissional.
As reuniões estão previstas para serem realizadas mensalmente. Já no primeiro encontro do Grupo, que aconteceu na quarta-feira (10), foram apresentadas as equipes, os escopos e definidos os cronogramas dos trabalhos.