FORTALECIMENTO DA AÇÃO CLIMÁTICA ESTADUAL: EXPLORANDO OPORTUNIDADES DE COLABORAÇÃO LOCAL E NACIONAL

O Projeto Pegada Climática, da Coalizão Under2, realizará na quinta-feira, dia 18 de março de 2021, às 13h (horário de Brasília), a próxima sessão da série Monitoramento para a Ação.

Muitos estados e regiões buscam melhorar a qualidade de suas ações climáticas e elevar a ambição. Isso pode ser alcançado construindo e mantendo relações estreitas com os níveis de governo locais e nacionais. Ouça o Estado mexicano de Yucatán sobre como eles colaboraram com a Comissão Nacional Florestal do México (CONAFOR), bem como com os municípios locais, a fim de fortalecer seu inventário de GEE e o seu planejamento de ações climáticas. Em seguida, através de pequenas discussões em grupo, vamos explorar e compartilhar nossas melhores dicas de colaboração entre distintos níveis de governo.”

Data: 18 de março de 2021

Horário: 13:00 (Brasília)

Língua: Espanhol, com tradução simultânea em inglês e português

Inscreva-se no evento neste link.

Para assistir as gravações dos fóruns da série Monitoramento para a Ação, acesse este link.

APOIANDO A IMPLEMENTAÇÃO REGIONAL DE TECNOLOGIAS DE BAIXO CARBONO PROMOTORAS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), com apoio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e parceiros técnicos, elaborou Planos de Ação Tecnológica (PAT) que permitirão alavancar o desenvolvimento e a difusão de tecnologias mitigadoras de emissões de gases de efeito estufa (GEE) que promoverão o desenvolvimento sustentável no país. A iniciativa foi desenvolvida no âmbito do projeto “Avaliação das Necessidades Tecnológicas para Implementação de Planos de Ação Climática no Brasil (TNA_BRAZIL)”, que conta com financiamento do Green Climate Fund (GCF).

Os eventos estão organizados por região (9/março-Sudeste, 12/mar – Sul, 16/mar – Nordeste e 10/mar -Norte), mas os planos apresentados não estão restritos às regiões, podendo ser de interesse de qualquer Estado. Os webinários vão abordar tecnologias para veículos elétricos a pilha combustível a etanol; veículos híbridos flex; indústria 4.0; materiais inovadores para cimento; solar fotovoltaica flutuante; fogões solares fotovoltaicos com indução; aproveitamento energético de resíduos agrícolas; monitoramento por satélite; silvicultura com plantios mistos para restauração; silvicultura com melhoramento genético de espécies nativas; agricultura de precisão; e melhoramento genético na pecuária bovina de corte.

Os webinários são destinados a atores de áreas de atuação correlatas ao desenvolvimento e/ou difusão das tecnologias anteriormente listadas. As reuniões ocorrerão em formato remoto às quartas-feiras, às 14 horas (horário de Brasília).

Data: 9, 12, 16 e 19 de março de 2021

Horário: 14h00min às 16h30min (Brasília)

Inscreva-se no evento neste link.

Acesse o evento neste link.

Para mais informações sobre o projeto e os eventos, acesse este link.

ENERGIA DA TRANSFORMAÇÃO: EXPERIÊNCIA DE EQUIDADE DE GÊNERO E INCLUSÃO SOCIAL

O governo britânico, através do Programa de Energia para o Brasil (BEP) do Prosperity Fund, tem o prazer de convidar para o 1º Webinário GESI – Especial Semana Internacional da Mulher – para debater sobre a experiência da equidade de gênero e inclusão social no setor energético e como melhor compartilhar os benefícios obtidos para toda a sociedade pela Transformação Energética no Brasil. Para esta edição, mulheres que atuam no setor em diferentes esferas trazem suas perspectivas sobre o tema e seus desdobramentos para a transformação energética. O evento é aberto ao público.

Data: 11 março de 2021

Horário: 14h00 (Brasília)

Inscreva-se no evento neste link.

Para mais informações sobre o Programa de Energia para o Brasil, acesse este link.

SEXTA RODADA DE PREMIAÇÃO DO PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDO DO IPCC

A chamada para inscrições para a Sexta Rodada de Premiação do Programa de Bolsas de Estudo do IPCC foi lançada no site do IPCC. O prazo para a apresentação de candidaturas é 28 de março de 2021. Logo após este prazo, as candidaturas serão submetidas a um processo de avaliação que se prevê estar finalizado até 25 de abril de 2021. O Programa de Bolsas do IPCC foi estabelecido para capacitar na compreensão e gestão das mudanças climáticas nos países em desenvolvimento, proporcionando oportunidades para jovens cientistas realizarem estudos que não seriam possíveis sem o apoio do Fundo de Bolsas de Estudo.

Prazo: 28 de março de 2021

Divulgação dos resultados: 25 de abril de 2021

Inscreva-se neste link (em inglês).

CURSO ONLINE ABERTO SOBRE GÊNERO E MEIO AMBIENTE

Gênero e meio ambiente estão profundamente conectados. Entender essa conexão pode ajudar a trazer benefícios para as sociedades e os ecossistemas. Este curso explica por que a promoção da igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres ajuda a obter melhores resultados ambientais e como colocá-los em prática. O curso apresenta informações e ilustrações sobre as dimensões de gênero ligadas à biodiversidade, mudanças climáticas, degradação da terra, águas internacionais e produtos químicos e resíduos. O curso é aberto ao público, com duração de 6 horas e no ritmo de estudo do usuário.

O curso está disponível no site da One UN Climate Change Learning Partnership, também conhecida como UN CC: Learn, uma iniciativa colaborativa de 36 organizações multilaterais que trabalham juntas para ajudar os países a construir o conhecimento e as habilidades de que precisam para agir sobre as mudanças climáticas.

Duração: 6 horas (curso individualizado)

Língua: Inglês

Inscreva-se neste link (necessário criar uma conta no site da UN CC:Learn).

DISCUTINDO A 15ª CONFERÊNCIA DAS PARTES DA CONVENÇÃO SOBRE A DIVERSIDADE BIOLÓGICA

Este evento, organizado como parte do Projeto Biota FAPESP, tem como objetivo promover a participação da comunidade científica na discussão do documento chave da 15ª Conferência das Partes da Convenção da Diversidade Biológica (COP15), que vai definir a Estratégia de Biodiversidade Pós 2020.

A COP15, que será realizada em maio de 2021 em Kunming, na China, será de vital importância para que a humanidade reveja a atual crise da biodiversidade, visto que as Metas de Aichi não foram atingidas.

A Convenção da Diversidade Biológica (CDB) é um tratado internacional multilateral que se dedica à proteção e ao uso sustentável da biodiversidade, e o Brasil é um protagonista importante por ser detentor da maior diversidade biológica do planeta.

Data: 25 de março de 2021

Horário: 14:30 às 17h30 (Brasília)

Inscreva-se no evento neste link.


Importante:

Enfatizamos que a Assessoria Internacional não dispõe de informações adicionais sobre as oportunidades divulgadas e não se responsabiliza pela intermediação entre os interessados e as instituições.

Assessoria Internacional – Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente

3133 – 3902 / 3133 – 3305 (Bianca Amaral Mazzuchelli / Margarette Escobar Sabella)

biancamazzu@sp.gov.br / mesabella@sp.gov.br

SIMA-Sede/Prédio 1 – 1º andar

https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/simaglobal/

OBS. GERAIS: Todos os pedidos de afastamento do país devem ser cadastrados via e-ambiente, dentro do prazo legal estipulado (Resolução SMA nº 68/2018 e Decreto Estadual nº 6.112/2015).