
19/05/2021
Na manhã desta quarta-feira, 19, o Consulado Geral do Reino dos Países Baixos em São Paulo, em parceria com a Netherlands Water Partnership (NWP), promoveu o evento online “Setor de Água dos Países Baixos e o Novo Rio Pinheiros “. O webinar contou com a participação de representantes do Governo do Estado de São Paulo- Embaixador Affonso Massot, Secretário Executivo de Relações Internacionais e das empresas, Arcadis Brazil, Beccan Davila Urbanismo e MVRDV.
O objetivo do evento foi discutir as oportunidades relacionadas ao projeto Novo Rio Pinheiros, explorar o interesse do setor de água dos Países Baixos pelo Estado de SP, conectar as partes interessadas, incluindo o Governo do Estado de São Paulo e as Empresas Estatais contratantes, com um grupo de experts que já trabalharam em ações semelhantes em seus respectivos países, e puderam compartilhar as suas experiências em direção a um rio que pode ser economicamente viável, ambientalmente responsável e um catalisador social para a qualidade de vida e saúde pública.
Na oportunidade o Secretário Executivo da SIMA, Luiz Ricardo Santoro, apresentou o projeto novo rio pinheiros e seus já visíveis avanços, e destacou que “É por meio da união dos esforços que está sendo possível realizar esta importante obra, que trará a vida de volta ao nosso rio e levará a população de volta as suas margens”.
“O Rio Pinheiros é um cartão-postal de São Paulo e o objetivo do programa é reintegrá-lo à vida dos paulistanos. Além desse ganho coletivo, há um benefício direto para essa população que passará a ter a coleta e o tratamento de esgoto. Elas terão mais qualidade de vida e saúde”, enfatizou o diretor-presidente da Sabesp, Benedito Braga.
Além do projeto de saneamento básico, foram detalhados também os demais eixos do programa que compreendem a revitalização no entorno do Pinheiros e os trabalhos de remoção de lixo e desassoreamento nas águas. Os representantes, Domenico tremaroli, Diretor Cetesb; Márcio Rea, presidente da EMAE e o Superintendente do DAEE, Francisco Eduardo Loducca, destacaram as diferentes perspectivas das empresas, em relação à água, saneamento, energia e meio ambiente.
Mais de 130 pessoas acompanharam as apresentações e participaram com perguntas que ao final do evento foram respondidas pelas representantes das empresas.
O programa Novo Rio Pinheiros
O programa Novo Rio Pinheiros tem o objetivo de revitalizar este importante símbolo da cidade de São Paulo por meio da ação de diversos órgãos públicos em parceria com a sociedade. A meta até o fim de 2022 é reduzir o esgoto lançado em seus afluentes, melhorar a qualidade das águas e integrá-lo completamente à cidade. Por ser um rio urbano, a água não será potável, no entanto, com o projeto de despoluição concluído, haverá a melhora do odor existente, abrigo de vida aquática e, principalmente, a volta da população às suas margens com a recuperação ambiental e paisagística do seu entorno.