
14/05/2021
A Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) e a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) realizaram, nesta quinta-feira (13), uma reunião de apresentação do Programa Municípios Paulistas Resilientes para elaboração de “Planos Municipais e Regionais de Adaptação e Resiliência à Mudança do Clima”. Participaram do encontro online representantes de 13 municípios e da Baixada Santista, locais selecionados para participar do piloto do programa. A expectativa é que futuramente as 645 cidades do estado também sejam incluídas no escopo.
O projeto é diferenciado por disponibilizar a base de geodados estadual, visando facilitar a identificação das vulnerabilidades relacionadas às mudanças do clima pelas prefeituras. Além disso, também haverá a capacitação para a elaboração dos Planos de Adaptação Climática, apontando medidas prioritárias.
Durante o webinar, os coordenadores do programa pela SIMA, Jussara Carvalho e Marco Nalon; e a assessora do projeto ProAdapta da GIZ, Paula Moreira, apresentaram o convênio, as principais entregas e os próximos passos aos participantes.
Já o assessor da GIZ, Armin Deitenbach, explicou a estrutura e o escopo dos Planos Municipais e Regionais. Também citou a capital pernambucana, Recife, com exemplos de ações de adaptação e resiliência. No fim do evento, o espaço foi aberto para debates e perguntas.
Além da Baixada Santista, fazem parte da etapa piloto os seguintes municípios:
- Americana
- Apiaí
- Embu das Artes
- Francisco Morato
- Gabriel Monteiro
- Guaratinguetá
- Guarulhos
- Iguape
- Jales
- Registro
- Rosana
- São José do Rio Preto
- Ubatuba
Convênio de Cooperação Técnica SIMA-GIZ
O Convênio tem como objetivo o desenvolvimento de projetos para aumento da resiliência do Estado de São Paulo frente aos riscos advindos das mudanças climáticas. Para mais informações clique aqui.