
24/06/2021
A matriz energética do Estado de SP é 60% renovável desde 2019, referência no Brasil e até mesmo no mundo. Este foi o tema destacado na Jornada de Energias Renováveis, promovida pelo Grupo de Excelência em Negócios de Energia (GENE), do Conselho Regional de Administração de São Paulo (CRA-SP).
O secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), Marcos Penido, apresentou as iniciativas do governo no painel “Políticas Públicas e Inovação na área de Energia”. O evento ocorreu nesta quinta-feira (24) e foi mediado pelo CEO da Usinazul, Aurélio Souza.
Economia verde
Segundo Penido, a economia verde, digital e circular combinada com a integração dos recursos naturais é uma tendência irreversível no mundo. As diretrizes energéticas do estado buscam garantir a segurança no fornecimento de energia de forma eficiente e sustentável.
“O Estado de São Paulo é o maior produtor de cana e de etanol do Brasil e o 2º maior produtor de gás natural. Temos estimulado a diversificação das fontes de energia mais limpas, como o gás natural que é um combustível de transição para a economia de baixo carbono e energia firme para a intermitência das renováveis”, destacou secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente”.
Há também o incentivo para o aumento da participação das energias renováveis, por exemplo, a biomassa, a solar fotovoltaica e a energia dos resíduos sólidos, além dos projetos conjugados de eficiência energética e geração de energia renovável em hospitais, escolas, entre outros grandes consumidores, disse.
Diversificação das Matrizes Energética e Elétrica
O coordenador do GENE/CRA-SP, Fernando Marques, falou que o grupo tem o objetivo de “disseminar conhecimento e estimular os administradores para a compreensão das dimensões que envolvem o tema da energia, com ênfase na gestão de negócios em energia, capacitando-os para assumir posições de destaque nesse setor”.
Os trabalhos ainda envolvem estudos macro e microeconômicos da área energética, como a diversificação das Matrizes Energética e Elétrica Nacional e Mundial, e Governança Corporativa e Liderança nas empresas do setor de energia, respectivamente.
O vídeo da Jornada de Energias Renováveis e a programação completa estão disponíveis aqui.