
30/06/2021
O projeto Conexão Mata Atlântica, por meio da Associação Biodinâmica e a Akarui, contribui para o avanço e a construção de políticas públicas voltadas à soberania e segurança alimentar e nutricional dos municípios de São Luiz do Paraitinga e Natividade da Serra, no Vale do Paraíba.
De acordo com dados do próprio projeto, houve um aumento da produção e oferta local de alimentos saudáveis à população destes municípios, devido à assistência técnica – agroecológica e biodinâmica – realizada nas propriedades beneficiárias.
De forma a ampliar o interesse de mais agricultores por este tipo de manejo e das possibilidades de novos mercados para estes alimentos, como grãos, hortaliças, frutas e legumes; há um diálogo constante entre gestores públicos e atores locais para construção de políticas públicas e iniciativas que fortaleçam e estimulem tais práticas.
A Iniciativa do Divino Alimento – @divinoalimentooficial -, criada em abril de 2020, adquiriu alimentos agroecológicos a serem entregues para as famílias em situação de vulnerabilidade social decorrente da pandemia de COVID-19. Esta ação possibilitou o acesso para a implementação de duas políticas públicas importantes para o território.
Em São Luiz do Paraitinga, em dezembro de 2020, o município publicou o Decreto Municipal 116/20 que reconheceu o Protocolo de Transição Agroecológico do Estado de São Paulo (PTA), que permite a venda direta dos alimentos por meio da apresentação do certificado ou declaração do PTA, e também para as compras públicas municipais como nos programas de alimentação escolar e de aquisição de alimentos.
Atualmente, os dois municípios do Vale do Paraíba também fazem parte do Programa de Aquisição de Alimentos do Estado de São Paulo (PAA Estadual). A partir de abril deste ano, 289 famílias em situação de vulnerabilidade de São Luiz do Paraitinga e 189 de Natividade da Serra recebem cestas de alimentos da agricultura familiar local, o benefício será entregue mensalmente até novembro de 2021.
Em ambas as iniciativas (Divino Alimento e Programa de Aquisição de Alimentos), participam agricultores beneficiários do projeto Conexão Mata Atlântica.