
09/06/2021
A Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) promoveu o webinar “São Paulo e a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, nesta quarta-feira (9), com o objetivo de mostrar uma visão dos diferentes níveis de governo sobre a organização e os trabalhos relacionados ao desenvolvimento sustentável.
No evento foram exibidos os resultados dos trabalhos desenvolvidos no Grupo de trabalho sobre ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, criado no âmbito do CIPOG – Comitê de Integração de Políticas Globais, pelos representantes das coordenadorias, institutos, fundações e empresas vinculadas à pasta.
A coordenadora do Grupo de Trabalho dos ODS, Patrícia Barbosa Fazano, e o especialista ambiental, Alexandre de Gerard Braga, ambos da SIMA, apresentaram uma plataforma de inteligência de negócio alimentada pelas unidades da secretaria e instituições ligadas. Ela foi desenvolvida para integrar informações em diversos níveis de tomada de decisão, relacionando os programas e ações de planejamento do Governo sobre o Plano Plurianual 2020 – 2023, os objetivos e metas de desenvolvimento sustentável, indicadores de resultados internos, e também os desenvolvidos pelo IBGE para mensuração das metas dos ODS no Brasil.
Entre as ações em andamento na SIMA que contribuem para o atingimento dos ODS, foram destacadas, por exemplo:
Conservação da Biodiversidade: As atividades se concretizam por diversos meios, dentre eles a reabilitação de áreas degradadas, restauração de paisagens fragmentadas e incremento de sua conectividade, projetos de uso sustentável dos elementos de biodiversidade, controle e manejo de espécies exóticas invasoras e ações para a implantação e/ou compensação de reservas legais.
Fomento aos Sistemas Agroflorestais (SAF) e sua importância em áreas protegidas: O uso equilibrado da terra, favorável à conservação ambiental, é conduzido à medida em que espécies lenhosas perenes (árvores e arbustos) são cultivadas em associação com plantas herbáceas (culturas agrícolas e pastagem), promovendo as interações ecológicas e os serviços ambientais dentro do sistema produtivo agrícola.
Pagamento por Serviços Ambientais (PSA): Reconhecimento e fomento à proprietários rurais que promovem a preservação e técnicas de manejo e produção que incrementam os efeitos positivos do meio ambiente equilibrado para o desenvolvimento sustentável, a qualidade de vida e o bem-estar humano.
Durante o webinar também foi lançado o e-book sobre o Programa Novo Rio Pinheiros e os ODS da ONU. A publicação mostra que o projeto atende a 14 dos 17 objetivos estabelecidos pela Organização das Nações Unidas. O ODS 6 – Água e Saneamento foi utilizado como guia do percurso que levou a estabelecer as conexões entre as ações do Programa e seus impactos. O painel contou com a participação da Secretaria de Relações Internacionais, representada por Deborah Ewelyn de Araújo da Silva.
Já no nível internacional, a gerente do Programa de Desenvolvimento Sustentável da Regions4 (rede de governos subnacionais), Ivy Moraes, trouxe um panorama dos eventos internacionais no contexto da Agenda 2030. Em destaque, o Evento Especial de Alto Nível “Construindo um Futuro Sustentável e Resiliente: Governos Subnacionais Liderando Abordagens Integradas para Pessoas, Planeta e Prosperidade”, agendado para o dia 1º de julho no escopo do High-level Political Forum on Sustainable Development (HLPF) 2021. O Estado de SP será representado no evento pelo subsecretário de Meio Ambiente, Eduardo Trani.
A reunião foi promovida pela Assessoria Internacional da SIMA, e conduzida pela sua chefe, Jussara de Lima Carvalho.
O webinar ainda contou com a participação da Coordenadora da Comissão Estadual para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Estado de São Paulo, Ana Paula Fava, e da Diretora de Licenciamento Ambiental- Secretaria Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável/ Prefeitura Municipal de Campinas, Andrea Struchel, que apresentaram, respectivamente, as ações desenvolvidas sobre os ODS a nível estadual e local.
Sobre a Agenda 2030
Instituída pela ONU, a Agenda 2030 é um plano de ação urgente e transformador para que todo o mundo se coloque em um caminho sustentável até 2030. São 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), divididos em 169 metas, para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos, dentro dos limites do planeta. São objetivos e metas claras, para que todos os países adotem, considerando suas prioridades, e atuem em uma parceria global que orienta as escolhas necessárias para viabilizar uma sociedade planetária justa, ecologicamente equilibrada e economicamente próspera, ainda nesta década. Para mais informações sobre a Agenda 2030 acesse o site oficial.
Para assistir o evento na íntegra clique aqui.
As apresentações estão disponíveis neste link.