05/08/2021

O Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CRH) solicitou aos comitês de bacias hidrográficas o levantamento das nascentes locais. O objetivo é reforçar a segurança no abastecimento de água aos municípios paulistas. SP atravessa um período de estiagem prolongada e que vem impactando no nível de rios e reservatórios.

O pedido foi feito pelo presidente do Conselho, o secretário estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, durante reunião on-line extraordinária, realizada nesta quinta-feira (5 de agosto). “Peço aos comitês das bacias que façam o levantamento das nascentes”, disse, referindo-se à importância dessas fontes, essenciais para a preservação de recursos hídricos.

Além de uma solução para o cenário enfrentado, segundo Penido, a ideia é que, a partir disso, empreendedores com áreas com necessidade de recomposição de vegetação nativa sejam estimulados a aderir ao Programa Nascentes. A iniciativa, do Governo de SP, já computou mais de 38 milhões de mudas plantadas desde a criação, em 2014. Atualmente, mais de 23,2 mil hectares estão em restauração.

Situação dos mananciais

Ainda no encontro, representantes da Companhia de Saneamento Básico do Estado (Sabesp) e do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) realizaram apresentações para atualizar os participantes sobre o monitoramento dos mananciais paulistas. “Daqui para frente, a situação requer que tenhamos ações, providências para a garantia do abastecimento desse bem fundamental, que é a água”, enfatizou o secretário estadual, relembrando que “a solução não é isolada, é conjunta”.

No estado, a Sabesp é a responsável pelos serviços de água e esgotamento sanitário em 370 municípios. Desde a forte escassez de chuvas que atingiu o estado entre 2014 e 2015, a empresa já realizou e ainda realiza uma série de investimentos integrados para garantir o abastecimento aos clientes.

O DAEE, paralelamente, já atua junto aos demais municípios não atendidos pela Companhia na busca de soluções para a escassez hídrica, se colocando à disposição para fornecer informações e visitas técnicas relativas à emissão de outorgas de uso de recursos hídricos.

Estímulo a investimentos

Aproveitando a presença de representantes dos comitês de bacias hidrográficas e prefeituras, a Desenvolve SP apresentou duas linhas de crédito disponibilizadas pela instituição a municípios. Uma delas, a Água Limpa, que visa financiar com juros baixíssimos a construção e a revitalização de estações de tratamento de esgoto, bem como toda infraestrutura de coleta, afastamento e deslocamento.

Reunião extraordinária no Youtube

O diretor-presidente da Sabesp, Benedito Braga, o superintendente do DAEE, Francisco Loducca, e os secretários da Casa Civil, Cauê Macris, e de Agricultura e Abastecimento, Itamar Borges, também participaram do evento. O coordenador de Recursos Hídricos, Rui Brasil Assis, foi o moderador. Para conferir a reunião completa, acesse o canal do Sistema Integrado de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Estado de SP (SigRH): https://www.youtube.com/watch?v=Gh25mtuKLJg