
24/08/2021
Os municípios paulistas poderão contar com mais um importante aliado voltado para o combate e mitigação dos impactos causados pelas mudanças climáticas. Na terça-feira (24), começará a oficina de capacitação para os municípios-pilotos do “Projeto Municípios Paulistas Resilientes” (PMPR)”. A capacitação inédita, que termina em dezembro, contará com representantes dos 13 municípios paulistas e os nove da Baixada Santista.
Promovido pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), com o apoio da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável (GIZ), a ideia é que cada município possa elaborar seu Plano de Adaptação e Resiliência à Mudança Climática. Para isso, será disponibilizada a base de dados do Estado para que prefeituras possam identificar vulnerabilidades relacionadas à mudança do clima. O grande destaque dessa capacitação é o engajamento das prefeituras, dando apoio e disponibilizando recursos humanos para que as oficinas ocorram.
A iniciativa prevê um conjunto de estratégias para contribuir com a elaboração dos planos municipais. Os municípios poderão acessar a base de dados da SIMA, as oficinas serão realizadas até dezembro. O curso tem oito módulos, com aulas divididas entre conteúdo e prática. Serão 20 capacitações com duração de três horas, além de três horas de assessoria aos municípios para sanar dúvidas sobre o conteúdo semanal de cada módulo.
De acordo com a chefe da Assessoria de Assuntos Internacionais da SIMA e coordenadora geral do projeto, Jussara Carvalho, é necessário unir esforços para que o projeto saia do papel para que a realidade seja modificada e os municípios estejam preparados para enfrentar os impactos das mudanças climáticas.
Jussara também informou que os municípios terão todo o apoio para as equipes construírem seus planos e para participarem das capacitações até o final. “Hoje, a emergência climática está colocada. É importante que o município tenha um plano que mapeie de forma clara as vulnerabilidades climáticas e as propostas para solução ou mitigação dos impactos.”, revelou.
Americana; Apiaí; Embu das Artes; Francisco Morato; Gabriel Monteiro; Guaratinguetá; Guarulhos; Iguape; Jales; Registro; Rosana; São José do Rio Preto e Ubatuba, além da Região Metropolitana da Baixada Santista foram os municípios selecionados. A ideia é ampliar as ações do projeto para incluir, nos próximos anos, os 645 municípios do Estado de São Paulo.
O “Projeto Municípios Paulistas Resilientes” iniciou em agosto de 2020 por meio do acordo de cooperação entre a SIMA e a GIZ. Representa a oportunidade de
discutir e propor políticas e ações relacionadas à adaptação e à resiliência climática a partir do compartilhamento de experiências, informações e boas práticas.