
20/08/2021
Foi concluído nesta sexta-feira o ciclo de quatro webinars que a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SIMA) e a agência alemã GIZ promoveram com o objetivo de capacitar técnicos e gestores públicos municipais e do Estado acerca do desenvolvimento de projetos de eficiência energética. A capacitação foi organizada em quatro módulos integrados, cada um com duração de duas horas, nos dias 11, 13, 18 e 20 de agosto, com foco na apresentação do Guia FELICITY, que indica o passo a passo para identificar oportunidades relacionadas aos projetos de eficiência energética, bem como o caminho para captação dos recursos necessários à sua implementação.
Ministrado por instrutores de uma consultoria parceira da GIZ, o curso contou com a participação de aproximadamente 130 técnicos e gestores públicos e está integrado ao programa Gestão de Eficiência Energética, do Governo de SP, que tem por objetivo contribuir para a redução do consumo e uso eficiente de energia em todos os prédios da administração pública. A iniciativa também está alinhada ao Plano de Ação Climática do Estado, o NET Zero 2050, que está em consulta pública.
Os temas explorados nos três primeiros módulos abordaram questões relacionadas com o diagnóstico de projeto, governança e sistemas de gestão, aspectos financeiros, indicadores econômicos e riscos socioambientais.
O último webinar abordou as modalidades de contratação, riscos licitatórios, monitoramento e fiscalização de projetos. Também foram apresentados os cases de Maringá (PR) e Porto Alegre (RS), duas cidades brasileiras que desenvolveram projetos de gestão e eficiência energética com base nas premissas do Guia FELICITY.
Guia FELICITY e agência alemã
O ciclo de webinars foi realizado no âmbito projeto Financing Energy for Low-carbon Investment – Cities Advisory Facility (FELICITY), financiado pelo Ministério do Meio Ambiente, Proteção da Natureza e Segurança Nuclear da Alemanha (BMU), implementado pela cooperação alemã para o desenvolvimento sustentável por meio da GIZ em colaboração com o Banco Europeu de Investimento (BEI).