
27/08/2021
Nesta quarta-feira (25), o subsecretário de Meio Ambiente, Eduardo Trani, participou do lançamento do manual com normas para combate à incêndios florestais da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
O guia intitulado “PRÁTICA RECOMENDADA – ABNT-PR 1014”, tem o propósito de orientar procedimentos básicos de ação e prevenção da queima da vegetação.
Segundo Trani, “o manual é de grande importância, principalmente neste momento em que perdemos significativas áreas de conservação para as chamas, em razão do clima seco”, destacou.
O presidente da ABNT, Mario William Esper, explicou que “a elaboração do documento adotou as melhores práticas em uso no mercado brasileiro, além de referências técnicas internacionais, bem como conceitos de gestão e melhoria continua”.
Guia Prática Recomendada
O guia Prática Recomendada contempla desde a caracterização dos incêndios até a capacitação das equipes de combate ao fogo, passando pelas medidas preventivas e de qualificação e capacitação dos combatentes.
A apresentação do manual foi realizada pelo coronel da reserva (PM-MT) Paulo Barroso, coordenador do grupo de debates Prática Recomendada da ABNT.
O evento, que ocorreu na sede da Fiesp em São Paulo, também contou com a participação do diretor do DDS/Fiesp, Mario Hirose, do superintendente do Ipem-SP, Ricardo Gambaroni, e da presidente da Abema e secretária do Meio Ambiente do Mato Grosso, Mauren Lazzaretti.