
25/10/2021
O Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA-SP), por meio do Departamento de Tecnologia e Inovação (DTI), realizou a primeira reunião oficial do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT-IPA) na última sexta-feira (22 de outubro).
O encontro, que foi on-line, marcou o início dos trabalhos do NIT, grupo composto por 16 profissionais e que tem o objetivo de analisar o que a legislação federal e estadual diz sobre inovação tecnológica para auxiliar a implementação de ações de cunho científico e tecnológico.
Houve votação e deliberação favorável pela Política de Propriedade Intelectual do IPA e dos credenciamentos e acordos de cooperação – com a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio (FUNDEPAG), com a Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola (FUNDAG) e o acordo de parceria entre IPA, empresa Klabin, Instituto de Pesquisa Tecnológicas (IPT), Sindicato do Comércio Atacadista de Madeiras do Estado de São Paulo (SINDIMASP) e FUNDEPAG -, que seguem para análise da consultoria jurídica e aprovação da coordenação do Instituto.
O coordenador do IPA, Dr. Marcelo Sodré, manifestou contentamento com a data que marca o início dos trabalhos do Núcleo, institucionalizando o Marco Legal no IPA. “Acredito que este departamento e esse núcleo têm uma tendência muito grande a crescer”.
O diretor do DTI, Emerson Alves da Silva, destacou o papel do Departamento e do Núcleo, recém-criados no âmbito do IPA. “(Eles irão) facilitar todo o processo de implementation science, ajudando a aproximar o que se sabe com o que se faz, e com o que se pode fazer”, disse, atentando que eles terão como base conhecimentos provenientes desde os tempos dos antigos Institutos de Botânica, Florestal e Geológico, que, sob a perspectiva de tecnologia e inovação, tem aplicabilidade e espaços de mercado também em outros setores.
Também presente na reunião, a assessora técnica da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), Lúcia Sena, acredita que o NIT é importante e fundamental para o crescimento do novo instituto. “(Temos aqui) uma sementinha que será uma árvore frondosa no futuro”.
Os diretores do Departamento Técnico-Científico, Marco Aurélio Nalon, do Departamento de Gestão do Conhecimento, Luiz Mauro Barbosa, também participaram do encontro virtual, onde destacaram acreditar que o Núcleo de Inovação Tecnológica trará muitas oportunidades e novos projetos para o IPA.
Sobre o NIT-IPA
Os Núcleos de Inovação Tecnológica de todas as Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação do Estado de São Paulo (ICTESPs) estão definidos na Lei de Inovação (Lei Federal Nº 10.973/2004). Eles são constituídos com a finalidade de gerir a política de inovação. Em SP, a última regulamentação ocorreu por meio do Decreto Paulista de Inovação (nº 62.817/2017).
O NIT-IPA, presidido pelo diretor do Centro de Inovação Tecnológica (CIT), Eduardo Luiz Longui, conta também com células de Suporte Operacional, de Apoio Administrativo e de Assistência Técnica, reunindo profissionais com diversas expertises.
Mais informações: nit_ipa@sp.gov.br