
04/11/2021
O Subsecretário de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Eduardo Trani, se reuniu nesta quinta-feira (4) com Julie James, Ministra do Meio Ambiente do País de Gales, durante a COP26, na Escócia.
Eles conversaram sobre as estratégias de São Paulo para atingir a neutralidade das emissões de gases de efeito estufa até 2050, conforme determina a campanha Race To Zero, da ONU, à qual o Governo do Estado aderiu neste ano.
A experiência do País de Gales foi adaptada para a realidade paulista após intercâmbio promovido pelo Climate Group. Na ocasião, o Assessor de Mudanças Climáticas da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, Oswaldo Lucon, participou de um estudo pioneiro sobre possíveis caminhos para a descarbonização no Brasil.
Para Trani, “o encontro foi uma forma de reconhecimento mutuo desta cooperação entre Gales e São Paulo.”
Net Zero 2050
São Paulo foi o primeiro estado a assumir o compromisso com as campanhas da ONU “Race to Zero” e “Race to Resilience” por meio de decreto. As ações visam o engajamento de governos, empresas, investidores, acadêmicos e lideranças da sociedade civil para zerar as emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2050. Para isso foram fixadas novas metas e soluções para energias renováveis, restauração florestal, agricultura de baixo carbono, bioeconomia, proteção da biodiversidade, controle e prevenção da poluição, qualidade do ar, transportes sustentáveis, segurança hídrica, saneamento ambiental, municípios resilientes e cidades sustentáveis.