03/11/2021

O programa Novo Rio Pinheiros foi um dos destaques na abertura do 6º Congresso Internacional Náutica, realizado dentro do São Paulo Boat Show 2021. Já são mais de 425 mil imóveis conectados à rede de esgoto desde o lançamento da iniciativa, em meados de 2019.

O secretário executivo de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado, Luiz Ricardo Santoro, foi um dos palestrantes do evento, realizado pelo Grupo Náutica, e destacou a relevância do programa, considerado um dos mais importantes do país e do mundo. “Esse projeto é ousado. Mas é um desafio que assumimos no primeiro dia de mandato (em 2019), e estamos trabalhando com afinco para que, no que vem, tenhamos um Boat Show no Rio Pinheiros”, adiantou.

No decorrer da apresentação, Santoro forneceu detalhes das ações já realizadas e que estão divididas em cinco eixos: Saneamento, Manutenção, Resíduos Sólidos, Revitalização e Ações Socioambientais.

Ele também aproveitou para enaltecer o papel da população na despoluição do canal e seus afluentes. “Uma grande preocupação do Estado são os resíduos descartados nos córregos e que, consequentemente, vão parar no Pinheiros”.

Desde o início do programa, mais de 46 mil toneladas foram removidas do rio, incluindo garrafas pet, bicicletas, pneus, plásticos e outros. Dentro do eixo Ações Socioambientais, a população é sensibilizada a adotar outras posturas para o correto descarte de materiais e também para entender que resíduos podem ser fonte de trabalho e renda.

Em outro momento, o secretário detalhou que o processo de revitalização do entorno do canal inclui a implementação do Parque Bruno Covas – Novo Rio Pinheiros e ciclovia. “Então, trazendo a população próxima à margem vamos fazer com que esse ‘patinho feio’ se torne um ‘patinho bonito’ e integrado à cidade”, disse, lembrando que São Paulo, durante muito tempo, “deu as costas” para o canal.

Sobre o eixo Saneamento, a maior parte da meta de mais de 500 mil ligações já foi executada. “São obras muito complicadas, em área urbana muito adensada, mas com resultados muito bons e todos disponíveis para consulta no site do programa”, disse, referindo-se ao trabalho do Governo do Estado em oferecer transparência às ações.

Programa com relevância mundial

Para o presidente do Grupo Náutica, Ernani Paciornik, o Novo Rio Pinheiros é um dos programas mais significativos das últimas décadas no mundo. “Ele é tão importante quanto limpar o Sena”, disse, referindo ao rio localizado em Paris, na França.

Paciornik ainda aproveitou a oportunidade para enalteceu o trabalho da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, responsável pela coordenação do programa. “O secretário Marcos Penido tem feito a lição de casa. O que falta é um pouco da conscientização das pessoas”, apontou, assim como Santoro, sobre a questão do descarte adequado de resíduos.

Para assistir ao evento completo, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=biWHnyVqriE