
10/12/2021
O Secretário Executivo de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado, Luiz Ricardo Santoro, participou nesta quinta-feira, 9, do Painel Cidades Inteligentes no Zero Summit, primeiro evento da América Latina focado exclusivamente em tecnologias e ideias para um futuro com zero carbono.
O evento aconteceu entre os dias 8 e 9 de dezembro, de forma híbrida e contou com mais de 18 horas de conteúdo. O Painel Cidades Inteligentes abortou os temas ESG, sustentabilidade urbana, modelos de negócios, conceitos urbanísticos, descarbonização e políticas públicas.
Na ocasião Santoro forneceu detalhes das ações já realizadas pelo Estado a nível de garantir uma cidade cada vez mais inteligente. “São Paulo foi o primeiro estado a assumir o compromisso com as campanhas da ONU “Race to Zero” e “Race to Resilience” por meio de decreto. As ações visam o engajamento de governos, empresas, investidores, acadêmicos e lideranças da sociedade civil para zerar as emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2050”.
Sob coordenação da SIMA e com apoio das demais secretarias de governo, São Paulo está elaborando também o Plano de Ação Climática Net Zero – 2050, que cobre todos os setores da economia paulista e coloca rumos para a recuperação verde da economia com competitividade, inovação, empregos qualificados, resiliência e proteção ambiental.
“Vejo com otimismo os passos que estão sendo dados, o conceito do ESG veio para ficar, a preocupação com o meio ambiente e sustentabilidade hoje são prioridades. O Estado de SP busca cada vez mais se preparar para a Adaptação Climática com iniciativas de capacitação dos municípios para ações resilientes até a despoluição do rio Pinheiros com o Programa Novo Rio Pinheiros que buscam a segurança hídrica, energética, alimentar e sanitária”, concluiu Santoro.
Participaram também do encontro, Paulo Mancio, Vice-Presidente Sênior da D&Ts Accor América Latina; Tiago Alves, Ceo da Regus & Spaces Brasil; Carlo Pereira, Diretor Executivo da Rede Brasil do Pacto Global; Francisco Scroffa, Country Manager Brasil Enel X e Antonio Calcagnotto, Diretor de Assuntos Institucionais e Sustentabilidade Audi do Brasil.