O secretário-executivo estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, Luiz Ricardo Santoro, participou, nesta quinta-feira (17 de março), de um debate virtual que abordou os recursos energéticos distribuídos no país, eficiência energética, geração distribuída, sistemas de armazenamento de energia, entre outros.

O evento integra a série de Diálogos “Recuperação Verde: caminhos sustentáveis para os estados”, promovida pelo programa Strategic Partnerships for the Implementation of the Paris Agreement (SPIPA), pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (ABEMA) e pelo Governo paulista.

“São Paulo tem diferentes fontes e opções energéticas, como resíduos sólidos, bagaço de cana-de-açúcar, hidráulica, solar, gás natural e biogás, entre outras, e a integração destas fontes no planejamento e diversificação da matriz é um tema central para garantir a segurança energética, menores custos para a energia e descarbonização da matriz”, destacou o secretário.

Ainda segundo Santoro, os resultados destes diálogos vão ao encontro dos esforços e compromissos assumidos pelo Estado com a agenda climática. “Eles nortearão as discussões envolvendo a elaboração do Plano Paulista de Energia para o horizonte 2050 não apenas com foco na descarbonização da matriz energética e na diversificação das fontes de energia, mas na segurança energética e no aproveitamento das vocações e recursos regionais”, completou.

Santoro acredita que as transformações vivenciadas pelo setor elétrico no Brasil e no mundo “devem mudar profundamente o modo de planejar, operar, organizar e comercializar em todo setor energético nacional”.

O encontro reuniu representantes do Brasil e da Europa, incluindo membros da Universidade Técnica Nacional de Atenas, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Confira qual foi a programação do Diálogos 4 – “Recuperação Verde: caminhos sustentáveis para os estados – Visão sistêmica dos Recursos Energéticos Distribuídos (RED) no contexto brasileiro”: