
31/03/2022
O secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Marcos Penido, participou do 64º Congresso Estadual de Municípios, realizado na cidade de Campos do Jordão, entre os dias 28 e 30 de março. O evento foi organizado pela Associação Paulista de Municípios (APM). A edição deste ano teve como tema “O Novo Municipalismo na Construção da Democracia”.
Penido falou sobre as ações realizadas pelo Governo do Estado de São Paulo, junto com a SIMA, para trabalhar em parceria com as prefeituras administrando e fornecendo recursos financeiros para a contratação de serviços técnicos independentes e especializados, para a elaboração minuciosa do diagnóstico do sistema de saneamento básico municipal.
“O governador João Doria e o vice-governador Rodrigo Garcia estão atentos à situação dos 275 municípios do estado que precisam elaborar uma radiografia da atual situação dos seus serviços de saneamento básico”.
O Governo do Estado editou a Lei Estadual 17.383, que criou as URAES – Unidades Regionais de Água Potável de Esgotamento Sanitário, motivado pela criação do Novo Marco Legal do Saneamento. “O objetivo é oferecer condições e suporte técnico, para que os municípios consigam mostrar as suas reais qualidades e, principalmente identificar, elaborando um diagnóstico com as necessidades para a execução de um serviço de saneamento básico satisfatório que atenda a população”, completou Penido.
“Precisamos entender o saneamento não como águe e esgoto, temos que entender como os serviços que garantem a dignidade da nossa população”, finalizou o secretário.
Participaram do debate Patrícia Iglecias, diretora-presidente da Cetesb, Geninho Zuliani, deputado federal e relator da lei que criou o Novo Marco Regulatório do Saneamento, Benedito Braga, diretor-presidente da Sabesp, Carlos Roberto Vieira da Silva Filho, diretor-presidente da Albrepe, Joaquim Leite Ribeiro Matias, diretor de Relações Institucionais da Arsesp e Roger Koepel, diretor-presidente da YouGreen, cooperativa de gestão de resíduos.