
04/04/2022
Passeio monitorado, aula de zumba e futebol mirim estão entre as atividades totalmente gratuitas que serão oferecidas ao público do parque
Para comemorar 4 anos de história, o Parque Núcleo Itaim Biacica vai receber, nos dias 05 e 06 de abril, uma programação especial totalmente gratuita. Serão diversas atividades de lazer, educativas, culturais e esportivas, que farão a alegria de todos os visitantes. As escolas interessadas em participar das atividades, podem solicitar à administração do parque transporte para que seus alunos.
No dia 5, abrindo as comemorações, às 9 horas, acontece um passeio com monitores que vão contar a história do parque e de todos os seus espaços, desde a sua inauguração em 2018 até os dias de hoje. A atividade vai contar com a participação do grupo de “Apoio a Operação”, além de professores da região para palestras.
Em paralelo, no estacionamento do parque, acontece o “Aulão de Zumba e Ritmos” e a aferição de pressão arterial, oferecida por enfermeiros voluntários. Fechando a programação, na quarta-feira, 6, as crianças poderão participar de amistosos no campo society do núcleo.
O Núcleo
O Núcleo Itaim Biacica, inaugurado em abril de 2018, na Zona Leste da Capital paulista, é parte integrante do programa Parque Várzeas do Tietê (PVT), por proteger as várzeas de um dos principais rios do Estado de São Paulo. Com 140 mil m², ele conta com 16 conjuntos de churrasqueiras, quatro quadras poliesportivas, academia ao ar livre e salas para atividades da terceira idade, playground, vestiários, trilhas, estacionamento, lanchonete, salão de festas para uso dos moradores vizinhos, entre outros espaços que podem ser utilizados pela população.
Além disso, o Itaim Biacica também apresenta valor histórico. É que ele está parcialmente inserido em uma área tombada, a “Fazenda Biacica”, que contempla um casarão histórico com arquitetura luso-brasileira em seu perímetro. Segundo registros históricos, a Ordem Nossa Senhora de Carmo teria mantido uma capela, construída no século 17, neste casarão.
O mesmo imóvel ganhou, no século passado – enquanto pertencia à família Fontoura -, novos cômodos ao redor e uma varanda na frente, com dois painéis de azulejos, datados de 1952, que retratam a chegada dos portugueses a São Paulo em 1532 e a catequização de jesuítas em 1554.
O casarão foi tombado pelo Patrimônio Histórico em 1994, medida que já havia sido sugerida pelo escritor Mário de Andrade em 1937, quando a visitou como diretor do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em São Paulo.
Monitoria Ambiental – Cronograma de atividades:
05/04/2022
- Passeio Monitorado – história da Fazenda Biacica
Manhã 09h às 11h
Tarde 13h às 15h
Ponto de encontro: Portaria principal
05/04/2022
- Aula de Zumba e Ritmos- 08:30 às 11h
Ponto de encontro: Estacionamento do Núcleo
05/04/2022
- Aferição de Pressão Arterial – a partir das 08 horas
Ponto de encontro: Quiosque 12
06/04/2022
- Futebol mirim- a partir das 10h
Ponto de encontro: Campo de Society