
14/04/2022
As margens do Rio Pinheiros somam 628 pontos de led, dos quais 60 foram instalados na nova área verde; local recebeu também nova árvore solar e homenagem ao ex-governador Franco Montoro
O Governo do Estado, a Enel Distribuição São Paulo e a Enel X entregaram nesta quarta-feira (13) mais uma etapa da iluminação inteligente que vem sendo instalada nas áreas de lazer do Rio Pinheiros que passa por um grande projeto de despoluição.
Além da ciclovia, o novo parque Bruno Covas, que será inaugurado neste semestre, recebeu 60 lâmpadas distribuídas em 1,5 quilômetros de extensão. A ação se soma aos 568 pontos de iluminação de led, distribuídos em 14 quilômetros da ciclovia, e faz parte de um plano mais amplo do Governo e da ENEL para transformar o local na primeira pista de bicicleta inteligente do País com tecnologias inovadoras. As fases foram anteriores concluídas respectivamente em maio, julho e dezembro de 2021.
Para o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, a participação da iniciativa privada no eixo de revitalização do programa Novo Rio Pinheiros e a busca desses parceiros em sempre trazer ações sustentáveis é motivo de alegria. “Trazer a população de volta as margens do Pinheiros com segurança e respeito ao meio ambiente é nosso compromisso. A ciclovia Franco Montoro resgata a sustentabilidade e nós dá ainda mais orgulho de sermos paulistas e honrar os ensinamentos do ex-governador Franco Montoro”.
Os trechos foram dotados com a tecnologia Smart Lighting, que permite o gerenciamento do sistema de forma remota e dosar o fluxo luminoso de acordo com os horários e necessidades, contribuindo para o uso mais eficiente do consumo energético.
O objetivo Enel é liderar a transição energética, fomentar a economia de baixo carbono e tornar as cidades mais inteligentes e digitais. “Em parceria com o governo do Estado, assumimos o compromisso de promover cidades mais sustentáveis para todos e estamos ajudando a construir uma São Paulo do Futuro”, afirma Nicola Cotugno, CEO da Enel no Brasil.
Além dos pontos de iluminação, a iniciativa contempla outras tecnologias como Wi-Fi público em dois quilômetros da ciclovia, sensores inteligentes que medem a velocidade do vento e monitoram a contagem de pessoas e bicicletas, câmeras de segurança que monitoram ocorrências, acidentes e animais na pista.
Árvore Solar
A ponte Estaiada, um dos símbolos da capital, também terá uma árvore solar sob sua estrutura. Os dispositivos possuem design semelhante a uma planta natural e que, por meio de filmes fotovoltaicos em suas “folhas”, captam a energia solar e convertem em energia elétrica, podendo servir como fonte de carregamento para celulares e tablets. A nova árvore se soma as que já estão instaladas nas estações Cidade Universitária e Jurubatuba. As estruturas possuem cerca de três metros de altura por quatro de largura, além de cinco saídas USB.
Ciclovia Franco Montoro
Durante o evento também houve a alteração no nome da ciclovia São Paulo que passou a se chamar Franco Montoro em homenagem a sua trajetória socioambiental, especialmente na área de infraestrutura de transportes e saneamento.
Novo Rio Pinheiros
Desde 2019, o Governo promove uma grande ação de saneamento básico para reduzir o esgoto lançado nos afluentes do Pinheiros. Até o momento mais de 553 mil imóveis já foram conectados à rede de esgoto beneficiando 1,6 milhão de pessoas.
Foram removidas também mais de 62,7 mil toneladas de lixo entre garrafas pet, bicicletas, pneus e plásticos, além de retirados cerca de 687 mil m³ de sedimentos do fundo do rio. Em nova etapa do programa estão sendo construídas unidades de recuperação da qualidade das águas para remover o esgoto que chega ao rio proveniente, principalmente, de áreas informais e/ou locais onde não há viabilidade para passagem dos coletores de carga orgânica.
Já a ciclovia, a concessão da Usina São Paulo e o parque Bruno Covas fazem parte das ações de revitalização que buscam aproximar a população das margens.
Sobre a Enel Distribuição São Paulo
A Enel Distribuição São Paulo é a segunda maior distribuidora do país, respondendo por 10,3% de toda energia distribuída no Brasil e atendendo 7,4 milhões de unidades consumidoras em 24 municípios da região metropolitana de São Paulo, incluindo a capital paulista, principal centro econômico-financeiro do Brasil. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.
Imagens: https://www.flickr.com/gp/governosp/31X230