20/04/2022

Benefícios da queima prescrita e melhores práticas para a prevenção dos incêndios florestais foram os temas abortados no webinar

 

A Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente de São Paulo, o Serviço Florestal dos Estados Unidos, a Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil promoveram na última terça-feira (19) um evento on-line para discutir as melhores práticas no combate a incêndios. A palestra tratou das principais ações para o manejo do fogo e a formação de pessoas para a prevenção ao fogo descontrolado. O webinar foi transmitido ao vivo no YouTube da Secretaria

O objetivo do encontro foi apresentar a teoria, o planejamento, e as ações de comunicação para a queima prescrita, com foco nas comunidades do entorno das áreas, além de mostrar as melhores técnicas para prevenção e combate aos incêndios florestais. Quando o manejo integrado do fogo é realizado, a área é “mosaicada” para que em alguns trechos se faça uma queima prescrita com toda supervisão necessária. A técnica diminui a biomassa de alguns trechos e, paulatinamente vai mantendo a vegetação das áreas em diversos estágios de desenvolvimento, prevenindo eventos de grande intensidade.

Para o coordenador de Fiscalização e Biodiversidade da SIMA, Sérgio Marçon, essa parceria com o US Forest Service é muito importante para aprendermos com que já pratica essa técnica a bastante tempo, buscando minimizar os focos de incêndios florestais no período de estiagem. “Já trabalhamos a cerca de 11 anos com a Operação Corta-Fogo, nesse formato que reúne vários órgãos de estado trabalhando com o mesmo objetivo, de atuar nas potenciais causas de incêndios e limitar os impactos negativos do fogo sem controle. Queremos ouvir e aprender com as experiencias para aprimorar ainda mais nosso trabalho”.

Durante a palestra, Dawn Sanchez, oficial de Informações Públicas e Especialista na Prevenção de Fogo do Serviço Florestal dos EUA, falou da importância das queimadas prescritas para evitar grandes incêndios e dos benefícios de se ter um plano de comunicação constante voltado às comunidades do entorno. “Ao se falar sobre o assunto ganhamos a confiança da população e dos parceiros. O fogo pode assustar quando executado de forma oculta, por isso precisamos da transparência e do contato com a sociedade civil. A prevenção é uma via de mão dupla”, finalizou Sanchez.

Para assistir o evento completo, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=Fs9h2odzRAk