
08/04/2022
O Grupo de Fiscalização Integrada (GFI) do Alto Tietê Cabeceiras (APRM-ATC), flagrou durante fiscalização realizada nesta sexta-feira (8), mais um loteamento irregular em Área de Proteção e Recuperação de Mananciais (APRM), desta vez na Quinta Divisão – Distrito de Palmeiras, em Suzano, Região Metropolitana de São Paulo.
No local, foram realizados embargos dos lotes, bem como a notificação para os proprietários, de forma a coibir a ocupação irregular em área de proteção aos mananciais. As equipes relataram a supressão da vegetação em estágio médio, intervenções em áreas de preservação permanente, visando a edificação de residências, além dos crimes ambientais referentes aos danos causados.
“A ação tem objetivo de proteger as áreas de mananciais, responsáveis pela produção e conservação de água, que pode ser afetada por essas construções irregulares uma vez que quando implementados, esses loteamentos não seguem nenhuma legislação para seu funcionamento”, destacou o Coordenador do GFI Alto Tietê Cabeceiras, Marcelo Raso Frizzera Borges
Além da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), da Cetesb, da Sabesp, Polícia Militar Ambiental e do CRESCI participaram desta operação a prefeitura de Suzano. Os Grupos de Fiscalização Integrada (GFIs) atuam em Áreas de Proteção e Recuperação de Mananciais (APRM), localizadas na Região Metropolitana de São Paulo, em parceria entre órgãos estaduais e municipais. No total são quatro GFIs que operam nas regiões da Bacia Hidrográfica do Guarapiranga (APRM-G/Sudoeste); do Alto Juquery (APRM-AJ); do Alto Tietê Cabeceiras (APRM-ATC) e da APRM Billings.