
19/04/2022
Nesta terça-feira (19), equipes de fiscalização da Operação Integrada Defesa das Águas (OIDA) interromperam construções em loteamento ilegal. A Polícia Militar Ambiental (PAmb) coordenou a atuação realizada na Avenida Carlos Barbosa Santos, na região de Parelheiros, na zona sul.
Também participaram das ações a Coordenadoria de Fiscalização e Biodiversidade (CFB) da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado (SIMA), a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), Enel Brasil e a Prefeitura de São Paulo.
De acordo com o coordenador da CFB da SIMA, Sérgio Marçon, o loteamento irregular está com infraestrutura em etapa inicial de implantação e foram identificadas 10 edificações e algumas delimitações de lotes. “Na ação de hoje apreendemos materiais de construção, foram retiradas ligações irregulares de energia elétrica e derrubados postes. ”.
Vale ressaltar que antes de construir ou comprar terrenos e imóveis é necessário consultar a Prefeitura e o cartório local para obter informações sobre a legalidade da transação.
Denúncias
A população pode denunciar crimes ambientais pelos seguintes canais disponíveis:
Pelo celular: Aplicativo Denúncia Ambiente, disponível para Android e IOS.
Pelo site: http://denuncia.sigam.sp.gov.br/
Por telefone: Contate a unidade do Policiamento Ambiental mais próxima. Consulte os telefones em: http://www3.policiamilitar.sp.gov.br/unidades/cpamb/localize.html
Operação Integrada Defesa das Águas
A Operação Integrada Defesa das Águas (OIDA) é uma parceria entre órgãos municipais e estaduais que atuam na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). O objetivo da ação conjunta é proteger, controlar e recuperar as áreas de interesse público, ambientais e de mananciais. Para isso é feito o monitoramento contínuo das áreas por imagens de satélite, drones e rondas ostensivas.