01/04/2022

Neste domingo (3), o Parque Ecológico Guarapiranga recebe uma programação especial para celebrar os 23 anos de história. Atividades lúdicas e culturais, destinadas para todos os públicos, serão realizadas das 9h30 às 16 horas.

O Centro Cultural recebe uma exposição de fotos da história do parque. Na atividade, que vai das 9h30 às 10h30, monitores irão mostrar fotos de como era o local desde a época de sua inauguração, no ano de 1999.

Das 11 às 12 horas, será a vez do programa “Desvendando as Sementes”, quando os visitantes poderão descobrir, de forma lúdica, qual árvore pertence a determinada semente e quanto tempo demora para germinar. No final da atividade, que será no viveiro, os participantes ganham uma semente.

O Núcleo de Educação Ambiental realizará uma apresentação para explicar com detalhes a vida de animais que estarão em exposição. Serão abordados temas como alimentação, habitat, curiosidade sobre a espécie e outros. O programa será realizado das 12 às 13 horas.

A Praça Central recebe, das 14h15 às 15h15, o evento “Que bicho é esse?”, quando os usuários irão conhecer animais que estão presentes na fauna local. Os participantes poderão manusear os mesmos com o auxílio de monitores.

Para fechar a programação, o grupo Escoteiros Riviera Paulista recebe, no parquinho da portaria 02, das 15h15 às 16 horas, os visitantes de todas as idades para muita brincadeira e diversão. Os monitores realizarão pintura de rosto com temas ambientais.

 O Parque

Localizado às margens da represa de mesmo nome, o Parque Ecológico do Guarapiranga, localizado na Zona Sul da cidade de São Paulo, foi inaugurado em 1999 com o objetivo de proteger os mananciais, preservar a fauna e a flora local, além de promover atividades de educação ambiental.

Com 2,5 milhões m² de área total, tem 160 mil m² considerados de uso intensivo, destinados ao uso público, incluindo atividades de lazer, esportes e contemplação. Possui ainda lago paisagístico em meio à vegetação nativa – que foi replantada -, remanescente da Mata Atlântica.

Acesse a página da Coordenadoria de Parques e Parcerias (CPP) para ler mais. Digite no navegador: http://bit.ly/cppsaopaulo