10/04/2022

Neste sábado (9), o governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, e o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, anunciaram a intervenção em 16,3 quilômetros de cursos d´água no município de Ribeirão Pires. Os trabalhos ocorrerão em trechos dos córregos Coronel Oliveira Lima, Cooperativa, Colônia, Ripoll, Peri Peri e Valentina.

O governador Rodrigo Garcia ressaltou que as intervenções integram o eixo “Rios Vivos”, do programa “Água é Vida”, que prevê a revitalização de cerca de três mil quilômetros de cursos d´água no estado. “É fundamental dar atenção para as estratégias de preservar o meio ambiente de São Paulo. Estamos atentos, com programas de recuperação e preservação de córregos e rios, inclusive aqui no ribeirão Pires e nos cinco córregos do município”, destacou.

O secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, reforçou que a medida visa melhorar a qualidade das águas superficiais – o que contribui com o abastecimento público – minimizar o impacto das chuvas com relação às enchentes e inundações, além de controlar e recuperar as margens dos rios e suas nascentes. Ele lembrou ainda do piscinão Jaboticabal, o maior de todo o estado, com capacidade para 900 milhões de litros e que vai minimizar os impactos das fortes chuvas. “Temos que ressaltar ainda que o município possui coleta e tratamento da Sabesp”, frisou o secretário.

Programa Água é Vida

No fim de 2021, o Governo de São Paulo lançou o programa “Água é Vida”, que por meio do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), vai reforçar a segurança hídrica no estado e beneficiar mais de 2,1 milhões de habitantes. As ações preveem perfurações de poços em 125 municípios, serviços de limpeza de reservatórios, desassoreamento de rios e construção de reservatórios. O investimento total no programa é de R$400 milhões.

O Água é Vida é dividido em quatro eixos principais: Águas Subterrâneas, Rios Vivos, Barramentos e Cooperação Técnica com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento. Além de viabilizar financiamentos para elaboração de projetos de preservação de mananciais e para obras de tratamento de esgotos domésticos.