
13/04/2022
O secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Marcos Penido, participou da 232ª Reunião dos Membros do Conselho de Desenvolvimento da RMC (Região Metropolitana de Campinas). O evento organizado pela Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas (Agemcamp), aconteceu nesta terça-feira (12), no Clube Recreativo Floresta, na cidade de Artur Nogueira. O prefeito da cidade, Lucas Sai, anfitrião do encontro, lembrou das reuniões realizadas durante a pandemia e agradeceu o apoio da Secretaria ao município.
Penido falou sobre as ações realizadas pelo Governo do Estado, junto com a SIMA, durante a sua apresentação sobre o ‘Marco Legal – Saneamento e Resíduos Sólidos”, para os prefeitos e representantes das 20 cidades que compõem a RMC. O secretário reforçou o desejo de trabalhar em parceria com as prefeituras, administrando e fornecendo recursos financeiros para a contratação de serviços técnicos independentes e especializados, para a elaboração minuciosa do diagnóstico do sistema de saneamento básico municipal.
“A gente vê o quanto é importante essa união, quando nós nos unimos aumentamos a capacidade de solução. Parabéns pela forma que a Região Metropolitana de Campinas tem seguido esse exemplo e acredito que seja uma luz para as demais regiões metropolitanas do país. Precisamos ir para o profissionalismo no tema do saneamento básico”, falou Penido.
O estado de São Paulo disponibilizou um plano de gestão atualizado para resíduos sólidos, deixando a sociedade e os profissionais da área, informados sobre as ações e diretrizes estabelecidas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos que se conecta com a lei do Novo Marco do Saneamento Básico. Além disso, criou as URAES – Unidades Regionais de Água Potável de Esgotamento Sanitário, motivado pela criação do Novo Marco Legal do Saneamento.
“Precisamos atrair o investimento, fazer o serviço de maneira correta, tirar esse peso das costas das prefeituras e entender que como serviço ele tem que trazer resultado, não precisa trazer lucro. Os resíduos sólidos só serão resolvidos de maneira regional, com o fortalecimento à instituição do consórcio,” disse Penido.
“O objetivo é oferecer condições e suporte técnico, para que os municípios consigam mostrar as suas reais qualidades e, principalmente identificar, elaborando um diagnóstico com as necessidades para a execução de um serviço de saneamento básico satisfatório que atenda a população”, completou o secretário.
A reunião foi conduzida pelo presidente do Conselho da RMC e prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis, e Benjamim Bill diretor-executivo da Agemcamp.