
25/05/2022
O secretário executivo Luiz Ricardo Santoro também se reuniu com o vice-ministro do Meio Ambiente e Agricultura da Comunidade de Madrid, Mariano Gonzaléz, na sede do Ministério Regional, após a conferência
O secretário executivo da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado, Luiz Ricardo Santoro, foi um dos convidados para a abertura do “Global Water Summit 2022”, que neste ano teve como tema “Água Positiva, Carbono Zero”. A conferência, realizada na cidade de Madrid, entre os dias 16 e 18 de maio, contou com a cúpula mundial para o negócio internacional da água, atraindo mais de 650 profissionais do setor, de 80 países. Santoro apresentou o projeto de revitalização Programa Novo Rio Pinheiros.
“Trabalhamos para preparar o Estado às adaptações climáticas com iniciativas de capacitação e resiliência junto aos municípios. A despoluição do rio Pinheiros, com o Programa Novo Rio Pinheiros é um marco, considerado um dos mais importantes projetos do país e do mundo. Assumimos esse desafio ousado no primeiro dia de mandato, em 2019, e estamos trabalhando com afinco para levar qualidade de vida e dignidade para população de São Paulo”, pontou Santoro.
Santoro participou de um painel de discussão, que mostrou exemplos de como o setor de saneamento pode trabalhar em conjunto, para ser eficiente tanto em termos de água, quanto na descarbonização do planeta. O debate contou com as presenças de Adriano Candido Stringhini, direto de Gestão Corporativa da Sabesp e Paul Polman, ex-CEO da Unilever.
Na edição deste ano, a conferência contou com 40 mesas-redondas, com debates que tinham como objetivo compreender as necessidades da indústria da água e quais seriam as melhores formas para contribuir com a preservação e confiabilidade dos recursos mundiais de água doce, e outros riscos relacionados à mudança climática.
Reunião no Ministério Regional da Comunidade de Madrid
Aproveitando a viagem o secretário executivo Santoro, se reuniu com o vice-ministro do Meio Ambiente e Agricultura, Mariano González, na sede do Ministério Regional, para tratar de questões de interesse mútuo no campo das energias renováveis, trocando experiências de ambos os governos, no campo da biomassa e da energia solar fotovoltaica. Também falaram sobre o projeto da usina piloto para a produção de hidrogênio verde na estação de tratamento de águas residuais urbanas do Canal de Isabel II.
Discutiram ações conjuntas para combater à mudança climática, em particular o Esquema de Comércio de Emissões (ETS). Outro tema abordado no encontro foram os trabalhos no âmbito da Carta de Intenções, assinada entre os Governos do Estado de São Paulo e da Comunidade de Madri, no campo da implementação da CDB.
Para encerrar o encontro o vice-ministro do Meio Ambiente e Agricultura da Comunidade de Madri, foi convidado para participar do WBio2022, que será realizado em São Paulo no próximo mês de junho.