
18/05/2022
A Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado, participou do seminário internacional “Future Fund: Project Results”, realizado nesta quarta-feira (18), para apresentar os resultados do primeiro ano do projeto Road Show Solar, que faz parte do Programa Vale do Futuro, do Governo do Estado de São Paulo. A iniciativa, que recebeu investimento internacional, é realizada em parceria com ABGD (Associação Brasileira de Geração Distribuída).
José Ricardo Amorim, coordenador de Energias Elétricas e Renováveis da SIMA, informou que a escolha da região do Vale do Ribeira, para iniciar o projeto, visa o desenvolvimento sustentável, geração de renda, conservação e melhoria na qualidade de vida da população do Vale do Ribeira. A iniciativa recebeu incentivo de US$ 10 mil do Future Fund e passou por 13 municípios da região, capacitando 242 pessoas. Os cursos abordam legislação, tecnologias e negócios, e são destinados para a introdução no tema energia renovável.
“Esse projeto, que está dentro do Programa Vale do Futuro, mostra o compromisso do Governo do Estado com o desenvolvimento sustentável, a busca por energia limpa e a geração de uma economia verde. Os cursos de capacitação gratuitos ajudam a melhorar qualidade de vida e aumentam as perspectivas de trabalho das pessoas dos municípios por onde a carreta passa”, disse Amorim.
O sucesso do projeto fez a iniciativa crescer, alcançando 21 municípios paulistas e capacitando 729 pessoas no Estado. Além disso despertou o interesse de outros estados, fazendo a Carreta Road Show viajar por vários cantos do país, informou Guilherme Crispim, Presidente da ABDG.
“Nossa parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente obteve tanto êxito que virou um case de sucesso para todo o Brasil. Replicamos a iniciativa passando por 25 estados e 68 municípios, aplicando o curso gratuito de introdução para mais de 2.800 pessoas”, comentou Crispim.
Além disso, o Estado de São Paulo acredita que a capacitação contribuirá para a retomada econômica pós-pandemia da Covid-19 e também para o estímulo à economia verde.
A iniciativa também vai ao encontro das metas estabelecidas na Política Estadual de Mudanças Climáticas, contribuindo para o cumprimento do Acordo de Paris e da campanha Race to Zero, da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC).
“Ela também já está atrelada aos objetivos do Governo do Estado de São Paulo, que, até o final do meio deste século, tem o intuito de descarbonizar a economia paulista. Inclusive, este plano de ação foi apresentado na COP 26, realizado em novembro, em Glasgow, no Reino Unido” disse Patrick Johann Schindler, assessor de Relações Internacionais da SIMA.
O evento também contou com a apresentação de mais dois exemplos de implantação de painéis fotovoltaicos para captação e uso de energia limpa. Daniela Moreira dos Santos Machado, assessora Especial para Áreas Protegidas da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental de Rondônia, apresentou o “Projeto Luz para Educação”. Juan Carlos Veja Milke, subsecretário de Energia da Cidade de Yucatán, mostrou a iniciativa que instalou 11 mini painéis para captação de energia solar em uma comunidade rural que nunca teve energia elétrica.