29/06/2022

O Governo de São Paulo entregará, em julho, o Mirante e a Passarela Flutuante do Parque Bruno Covas – Novo Rio Pinheiros. As novas atrações fazem parte do programa de revitalização do local e somam-se aos equipamentos de uso público e gratuito já instalados. O espaço abrange dois trechos: um de 8,2 quilômetros entre a sede do Pomar Urbano e a Ponte Cidade Jardim, na margem oeste do canal, e outro, de 8,9 quilômetros, entre as pontes Cidade Jardim e a área de Retiro da CPTM, nas proximidades da ponte do Jaguaré.

No primeiro trecho já foram implantados ciclovia, pista de caminhada, playgrounds, áreas de piquenique, estações de ginástica e o mirante flutuante. Os Centros de Convivência e apoio a visitação do Parque Global, Cidade Jardim, Pomar Urbano e Morumbi estarão disponíveis na próxima sexta-feira, 1º de julho. Já a passarela flutuante e a de interligação do Hub Global ao Parque Bruno Covas, poderão ser utilizadas pelo público a partir de 15 de julho.  Em breve também serão inauguradas as novas quadras poliesportivas e de areia, além dos novos sanitários.

O segundo trecho, que possui previsão de entrega para o próximo semestre deste ano, contará com equipamentos de esporte, lazer e cultura.

Além disso, os projetos dos dois trechos contemplam novas áreas verdes e manutenção dos plantios existentes, áreas de descanso e alimentação, facilidades e serviços voltados aos ciclistas, banheiros, assistência de primeiro-socorros e conexão intermodal com as ciclovias e com as estações de ônibus, Metrô e CPTM, entre outros. Também estão previstos no projeto do Trecho 2 mais quatro Centros de Convivência: Eusébio Matoso, Cidade Universitária, Jaguaré e Retiro. Todas as estruturas e atrativos serão de uso público e gratuito.

No total, o investimento privado estimado é de R$ 58 milhões. A revitalização será realizada pelos consórcios Parque Linear Novo Rio Pinheiros no trecho 1; e Parque Novo Rio Pinheiros no trecho 2, selecionados por meio de Chamamento Público. Para quem vai ao parque, o melhor acesso é pela estação Vila Olímpia.

Ciclovia Rio Pinheiros 

A pista recebe mais de 100 mil pessoas/mês e está aberta diariamente, entre 5h30 e 18h30. O local pode ser acessado pelos usuários por seis pontos diferentes: pela Rua Miguel Yunes, entre as estações Jurubatuba e Autódromo, Estação Jurubatuba, Passarela da EMAE, junto à estação Vila Olímpia, Estação Santo Amaro, Passarela Parque do Povo e Ponte Cidade Universitária.

Programa Novo Rio Pinheiros

Desde 2019, o Governo promove uma grande ação de saneamento básico para reduzir o esgoto lançado nos afluentes do Pinheiros: até agora 624 mil imóveis já foram conectados à rede de esgoto, evitando que toda carga orgânica desses locais chegasse ao rio. Mais de 1,9 milhão de pessoas agora contam com esgoto tratado.

Paralelamente a este trabalho, já foram removidas também mais de 73,6 mil toneladas de lixo entre garrafas pet, bicicletas, pneus e plásticos que são jogados nas águas de diversas formas. Ainda há o trabalho de desassoreamento que já removeu mais 737 mil m³ de sedimentos do fundo do rio.

Em nova etapa do programa estão sendo construídas unidades de recuperação da qualidade das águas, que ajudarão ainda mais a reduzir o esgoto que chega ao rio proveniente, principalmente, de áreas informais e/ou locais onde não há viabilidade para passagem dos coletores de carga orgânica. Serão cinco Unidades Recuperadoras (URs) instaladas próximo aos córregos: Jaguaré, Pirajussara, Antonico, Cachoeira e Água Espraiada. As obras devem ser concluídas no segundo semestre de 2022 e irão retirar 1,5 mil litros de esgoto por segundo.