15/06/2022

O Comitê de Integração de Resíduos Sólidos (CIRS), da Secretaria de infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, articulou a aproximação da ONG Espaço Urbano e da empresa de embalagens Tetra Pak para o patrocínio do Projeto Recicla Cidade, implementado junto ao CONDEMAT (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê), ano passado, em 12 municípios do consórcio. A iniciativa venceu o “Prêmio Estratégias ODS Brasil 2022”, criado pela Organização Estratégia ODS.

“O trabalho realizado pela ONG Espaço Urbano, no último ano, com o consórcio CONDEMAT, foi intenso e com bons resultados. Considerou o potencial da regionalização e a alta escala de resíduos que permitiu aumentar em 33 toneladas os resíduos coletados destinados à reciclagem, e a iniciativa atingiu cerca de 195 toneladas”, informou José Valverde, coordenador do CIRS.

A articulação do CIRS possibilitou que o projeto recebesse um importante aporte financeiro e chegasse em 12 cidades do Alto Tietê: Arujá, Biritiba-Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Santa Isabel, Santa Branca, Salesópolis e Suzano. Para conquistar o prêmio, o Recicla Cidade superou 236 projetos de todo o Brasil.

O Recicla Cidade é um projeto socioambiental que visa a mobilização social e o auxílio às cooperativas de reciclagem. O programa atua na conscientização da população sobre a importância do descarte correto dos materiais recicláveis, com o aumento na quantidade e qualidade do material entregue nas cooperativas parceiras. Foram realizadas 552 ações de educação ambiental nos municípios nos últimos 12 meses.

“O sucesso das ações e o aprimoramento da coleta seletiva nos dois primeiros municípios, fizeram com que fôssemos convidados a trabalhar com todo o consórcio CONDEMAT, levando a metodologia do Recicla Cidade para outros dez municípios do Alto Tietê. Agradeço ao José Valverde que fez a intermediação com a nossa patrocinadora e possibilitou nosso crescimento”, comentou Roseli Barbosa, pedagoga e cofundadora da ONG.

O Projeto Recicla Cidade, com o Consórcio CONDEMAT, também ganhou o prêmio Prefeito Empreendedor do Sebrae na categoria “Governança Regional / Cooperação Intermunicipal”, e agora concorre em escala nacional. Os resultados serão divulgados no dia 28 de junho.

Sobre ONG Espaço Urbano

A ONG Espaço Urbano cria soluções criativas e sustentáveis para situações atuais do meio ambiente urbano, buscando sempre atender e solucionar problemas identificados nas comunidades e nas empresas através de projetos personalizados.