10/06/2022

Os coordenadores do Projeto Municípios Paulistas Resilientes, Jussara Carvalho, assessora internacional da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), e Armin Deitenbach, assessor técnico da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável (GIZ), apresentaram as ações do Projeto nessa quarta-feira (8) durante o WBio2022. O evento híbrido organizado pelo Governo do Estado de SP, União Europeia, ICLEI, Regions4, GIZ, ACIA e a Organização das Nações Unidas faz parte da Semana do Meio Ambiente da SIMA.

Ambos participaram do painel “O nível das cidades – ganhando escala em soluções urbanas baseadas na natureza, abordagens baseadas em ecossistemas e restauração de ecossistemas”, que contou com a participação também do diretor-adjunto da Agência Metropolitana da Baixada Santista, Márcio Quedinho; da bióloga da prefeitura de Guarulhos, Solange Alves Duarte; do coordenador do Programa Município Verde Azul, Daniel Lima e dos representantes da ONU Habitat, Alain Grimard e Andrew Rudd.

“Entendemos que não é possível o Estado ser resiliente sem a participação dos municípios e por isso, de maneira pioneira, elaboramos uma metodologia que estamos trabalhando com 12 municípios além da região da Baixada Santista para que desenvolvam ações estratégicas e se preparem para enfrentar as mudanças climáticas”, disse Jussara.

“A Adaptação baseada em Ecossistemas (AbE) é uma ferramenta estratégica para ajudar as pessoas a se adaptarem aos efeitos adversos da mudança do clima”, complementou Armin. O evento abordou os temas estruturais de Governança, Cidades, Mudança do Clima, Serviços Ecossistêmicos, Áreas Protegidas e Ciência.

O WBio2022 tem por objetivo reforçar o papel dos governos subnacionais e locais na conservação da biodiversidade, além de trocar experiências a fim de replicar ações bem-sucedidas e, principalmente estruturar ações para a implementação do Marco Global de Biodiversidade Pós-2020 (GBF) da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) da ONU.